Equipe suíça vence o Solar Decathlon 2017 com o projeto “NeighborHub”
A equipe suíça ganhou o primeiro lugar na competição de arquitetura sustentável Solar Decathlon 2017, ao projetar, construir e operar a casa que melhor combinou a produção de energia inteligente com inovação, potencial de mercado e eficiência de energia e água.
As equipes competiram em 10 etapas ao longo de nove dias, quando foram avaliados o desempenho, a habitabilidade e o potencial de mercado de cada casa. Eles realizaram tarefas diárias, incluindo cozinhar, lavar roupa e lavar pratos, o que testou a eficiência energética de cada casa.
Design e Filosofia do projeto vencedor:
Chamado de NeighborHub, o projeto vencedor é mais do que uma casa, é um espaço multifuncional compartilhado, que pretende ajudar a construir e sustentar a comunidade em torno dela.
Relacionado: Veja o projeto vencedor do Solar Decathlon 2015
Ao demonstrar soluções inovadoras o projeto tem a itenção de apoiar a transição urbana e energética da Suíça, enfatizando sete temas: energia renovável, gerenciamento de água, gerenciamento de resíduos, mobilidade, alimentos, escolhas de materiais e biodiversidade.
Características e tecnologias sustentáveis da NeighborHub:
– Madeira laminada: é usada tanto na estrutura da casa, como nos móveis. Este produto fornece flexibilidade dimensional significativa no design e feito com madeira de reflorestamento.
– Envoltória sustentável: Uma envoltória produtiva, que inclui paredes que produzem energia a partir de painéis fotovoltaicos e que coletam o calor do sol para aquecimento de água. O telhado também é uma superfície produtiva que é usada para coletar água da chuva e cultivar alimentos.
– Energia renovável: Além de um sistema fotovoltaico (energia solar elétrica), a equipe também está usando células solares “Gratzel” sensibilizadas com corantes para gerar eletricidade, além de painéis solares térmicos construídos pela equipe, para aquecimento de água.
– Telhado verde: com plantas escolhidas para atrair abelhas.
– Horta: Existem duas estufas verticais para produção de alimentos, uma com um sistema aquapônico para reprodução de peixes.
– Banheiro seco: com uso zero de água. Usa minhoca para tratar e reciclar os resíduos.
A equipe suíça foi composta por estudantes da Escola Politécnica Federal de Lausanne, estudantes de engenharia e arquitetura da Universidade de Friburgo e das Escolas de Arte e Design de Genebra e Friburgo.
Veja o vídeo do projeto vencedor do Solar Decathlon 2017:
A Universidade de Maryland ganhou o segundo lugar, seguido pelo time da Universidade da Califórnia, Berkeley e da Universidade de Denver em terceiro lugar. A premiação Solar Decathlon ocorre a cada dois anos e é organizado pelo ministério da Energia dos EUA.
Os resultados da competição e os detalhes sobre os concursos individuais podem ser encontrados em www.SolarDecathlon.gov
Fonte e fotos: Solar Decathlon
Posts mais vistos
Comentários