Soluções Sustentáveis de Saneamento catalogadas

O catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento: Gestão de Efluentes Domésticos desenvolvido pela Fundação Nacional de Saúde é um excelente instrumento de consulta, que serve de orientação para a escolha de soluções simples e acessíveis, que contribuam na solução das questões de saneamento domiciliar com baixo custo e sustentabilidade.
O Catálogo traz em uma linguagem acessível um acervo de soluções sanitárias apropriadas para o emprego do conceito do saneamento focado em recursos, contribuindo assim para a saúde do meio ambiental, levando à redução dos agravos à saúde humana, inibindo as doenças e promovendo saúde.
O uso dos efluentes como recurso para a produção de alimentos concebe a
indiscutível sustentabilidade ao processo, na medida em que contribui à aplicação do ciclo natural da água, da matéria orgânica e dos nutrientes, acelerando a reprodução do modelo natural.
Algumas soluções sustentáveis de saneamento descritas no catálogo:
– Biodigestor:

Reator para produção de biogás e biofertilizante.
Adequado para locais com disponibilidade de esterco animal, Não é adequado para água cinza.
-Wetlands:

São sistemas de tratamento projetados para reproduzir processos naturais (tais como pântanos e várzeas), usados em uma etapa de pós-tratamento. Para polimento de efluentes, ou seja, remoção de patógenos e nutrientes.
No entanto, já existem várias modificações desta tecnologia, voltadas para o tratamento em si, visando também a remoção de matéria orgânica e outros poluentes.
– Círculo de bananeira:

Escavação no solo em forma de bacia, preenchida com matéria orgânica de difícil decomposição, ao redor da qual se cultivam plantas com alta demanda por água, principalmente bananeiras.
Tratamento e reuso de águas cinza, incluindo as da pia da cozinha, e águas amarelas. Não é recomendado para tratamento de águas negras.
-Tanque de evapotranspiração:

Consiste em uma câmara de recepção e digestão, filtro anaeróbio e zona de raízes de fluxo subsuperficial, em um único sistema, montado em um tanque impermeabilizado.
Deve ser utilizado apenas para águas negras ou marrons, e pequenas quantidades de água cinza.
– Sanitário seco compostável

Conjunto composto por bacia sanitária sem descarga e câmara para armazenamento, desidratação e compostagem das fezes, urina e material secante.
Pode ser implantado em áreas rurais e urbanas, especialmente recomendado para locais com pouca disponibilidade de água, em solos encharcados e quando existe uma demanda por composto orgânico para plantios.
Relacionado: Saiba como fazer uma fossa séptica ecológica com pneus
Em resumo, o material disponibilizado é muito rico, certamente vale muito a consulta!
Autores: Paula Loureiro Paulo, Adriana Farina Galbiati eFernando Jorge Corrêa Magalhães Filho
Ilustrações: Wendell Ramires dos Santos Benevides e Erika Galbiati Carvalho
BAIXE AQUI O CATALOSAN – Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento Gestão de Eluentes Domésticos
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Preciso de mais informações sobre fossas septicas feitas de pneus