Sydney terá maior torre híbrida de madeira do mundo
Está sendo construído em Sydney na Austrália o edifício que será o epicentro de tecnologia , uma torre híbrida em madeira, aço e concreto onde ficará a sede da empresa Atlassian, uma das maiores empresas de software do mundo.
A torre será a maior construção híbrida de madeira do mundo, com 40 andares e uma fachada em aço e vidro.
A perspectiva é operar com 100% de energia renovável e alcançar emissões líquidas zero.
A construção em madeira está ganhando cada vez mais espaço no mundo em projetos que tem como premissa a sustentabilidade.
Já é possível ver esse tipo de estrutura em projetos residenciais, comerciais, institucionais inclusive um estádio de futebol já foi projeto com estrutura de madeira.
A concepção do edifício veio a partir do desejo de se instalar em Sydney o epicentro de empresas de tecnologia.
Ainda que esse tipo de trabalho possa ser feito de maneira remota, promover o convívio e encontro dos trabalhadores foi o ponto principal do projeto.
Contando com o apoio da gigante da tecnologia Atlassian como primeira inquilina da sede, o projeto foi elaborado colaborativamente entre o escritório Shop de Nova York e a empresa australiana BVN.
A participação de cada uma no projeto foi “fifth fifth” segundo disse o co-CEO da BVN, Ninotschka Titchkosky.
Estrutura híbrida de madeira
O projeto estrutural ficou a cargo da empresa de engenharia Eckersley O’Callaghan.
A solução foi desenvolvida com alguns dos melhores engenheiros estruturais do mundo, segundo disse Titchkosky.
Para alcançar a redução de carbono incorporado, o edifício será construído com uma combinação de madeira maciça, concreto e aço.
“Para um edifício de altura mais baixa, é possível construir totalmente em madeira, em 40 andares precisamos hibridar o sistema estrutural”, disse Titchkosky.
O edifício contará com um jardim ao ar livre escalonado, além de auto-sombreamento para controlar as temperaturas internas.
Eficiência energética
A torre híbrida de madeira terá como objetivo uma redução de 50% no carbono incorporado em comparação com a construção convencional.
O edifício foi projetado em ‘habitats’ que são blocos a cada quatro andares, cada habitat tem um parque totalmente ventilado naturalmente.
A estratégia inovadora de ventilação do edifício também permeia as placas de piso.
O edifício promete operar com 100% de energia renovável com zero emissão, usando projetos com eficiência energética, como ventilação natural e terraços plantados em todo o edifício.
Além disso o edifício gerará energia renovável no local através de painéis solares integrados nas fachadas do edifício.
Esses painéis além da função de capação solar também fazer parte do da estrutura que será um exoesqueleto de aço e vidro amarrado à estrutura.
Além disso, a fachada incorpora um sistema de geração de eletricidade com auto- recursos de sombra para reduzir o ganho direto de calor internamente.
“Combinada com o uso de madeira maciça, a fachada inovadora permite que o projeto aproveite o clima temperado de Sydney para ajudar a reduzir as emissões de carbono e gerar energia no local ”.
A área em que a sede da Atlassian será construída fica no extremo oeste da ferrovia em uma área central de Sydney que está passando por um processo de revitalização.
A obra está prevista para ser concluída em 2025, e acomodará até 4000 funcionários da Atlassian entre outras startups de tecnologia e um albergue da YHA nos pavimentos mais baixos.
Imagens: SHoP / BVN
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Pingback: ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 705 – ABPM
Pingback: ABPM ONLINE – Boletim Informativo ABPM 707 – ABPM