Telhado em madeira engenheirada é inspirado nos origamis
Escritório no Japão tem como destaque um telhado em madeira engenheirada inspirado na forma dos origamis, arte tradicional da cultura local.
Um fabricante de parafusos estruturais pediu aos arquitetos da UENOA arquitetura um projeto para seu escritório que tivesse uma proposta arrojada, que ampliasse as possibilidades da construção em madeira.
A ideia era criar um lugar onde a maneira como os funcionários trabalhassem pudesse influenciar uns aos outros, e criar um diálogo animado e um senso de solidariedade.
Atendendo ao desejo do cliente os arquitetos projetaram um telhado em madeira engenheirada escultural com um vão de 18 metros que abriga as diversas atividades da empresa, com bastante interação.
O objetivo era criar um edifício da empresa que permita a troca de informações dentro da empresa através de um espaço livre e linhas de fluxo.
Os arquitetos criaram a estrutura conectando treliças planas de madeira laminada com larguras de 105 milímetros – o tamanho típico da madeira usada em casas japonesas – aos painéis triangulares CLT, criando uma atmosfera orgânica.
O uso da madeira engenheirada permitiu que os arquitetos aproveitassem a pré-fabricação, economizando tempo e evitando mais distúrbios no local.
Foi proposto um método racional de pré-corte das peças na fábrica, que foram montadas usando apenas parafusos no local.
Os painéis de CLT também foram usados como divisórias para suportar cargas verticais no piso térreo
Localizado ao norte de Tóquio, o novo prédio de forma hexagonal abrange 834 metros quadrados em dois andares.
O piso térreo é dividido em uma série de salas para uma variedade de funções, incluindo reuniões, escritórios, armazenamento, banheiros e equipamentos técnicos.
No segundo andar, que tem forma de cruz, não existem paredes divisórias e compreende um escritório em plano aberto, uma sala de conferências e uma sala de amostras.
Para trazer ainda mais beleza ao espaço, foi realizada uma oficina chamada “Projeto de Coleta de Sementes”. Sementes de espécies nativas, que crescem nas montanhas circundantes, foram coletadas com a cooperação de funcionários e moradores locais, e plantadas no local.
Espera-se que o crescimento a longo prazo das plantas nativas leve à regeneração da identidade local.
Imagens por Hiroyuki Hirai via UENOA – Texto traduzido e adaptado do Inhabitat
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários