Telhado que despolui ar
Sabemos que plantas e árvores são eficazes filtros de ar usados com frequência em varandas de casas e apartamentos, porém, os alunos Carlos Espinoza, Louis Lancaster, Chun-Yu, Jimmy Liang, Kelly McCoy, Jessica Moncayo e Edwin Rodriguez da Universidade da Califórnia em Riverside desenvolveram um telhado que despolui ar em até 97%.
Preocupados com a poluição atmosférica que aflige principalmente as áreas urbanas, durante as aulas de laboratório os alunos tiveram a ideia de cobrir telhas de barro com dióxido de titânio e, para simular o ambiente atmosférico, usaram uma câmara de madeira composta de óxidos de nitrogênio, que corresponde a combustão dos carros.
O dispositivo conectado a câmara para ler as concentrações de poluentes exibiu um resultado impressionante: a luz ultravioleta usada para simular a luz solar ativou o dióxido de titânio e retirou entre 88% e 97% os óxidos de nitrogênio.
Além do baixo custo, o composto dióxido de titânio é facilmente encontrado em diferentes tintas de parede e até cosméticos. No caso de um milhão de telhados revestidos dessa mistura, 21 toneladas de poluentes seriam eliminados diariamente.
A iniciativa dos alunos ganhou menção honrosa do concurso de design da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
Fotos: Reprodução / UC Riverside
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários