Transformando sorvete em energia

16/08/2014 por Juliana Rangel

Ben & Jerry tornou-se a primeira empresa de sorvete do mundo a suprir energéticamente uma de suas fábricas transformando subprodutos de sorvete em energia.

O BIOPAQ®AFR Biodigestor – também conhecido como “O Chunkinator” – está instalado e funcionando na fábrica da Ben & Jerry em Hellendoorn na Holanda, depois de um ano de testes.

O “Chunkinator” é um reator anaeróbio de flotação. Os resíduos de sorvete alimentam o seu tanque, onde 24 bilhões de microrganismos naturais quebram suas partículas, transformando-os em biogás.

Transformando sorvete em energia

Ao mesmo tempo águas residuais, utilizadas para a limpeza da fábrica, também alimentam o tanque com micro-organismos. O que faz com que seja original ,é que os fluxos das águas residuais que contém gordura e óleo são tratadas num reator compacto, em conjunto com as partículas biodegradáveis​​, diferentemente dos sistemas convencionais. Sendo que isso só é possível, devido a uma série de etapas de processamento.

O biogás criado pelo biodigestor é usado no projeto “GreEnergy” da fábrica, reduzindo drasticamente a necessidade de gás natural para o aquecimento da fábrica.

Ben & Jerry’s transforma resíduos de sorvete em energia

 

Redução e reutilização de resíduos

Arjan Vloon, engenheiro-chefe do Chunkinator, disse: “Por sua própria natureza, a fabricação produz resíduos. Nosso objetivo é primeiro reduzir o desperdício ao máximo e depois utilizar de forma produtiva os resíduos gerados . O biodigestor dá a Ben & Jerry a oportunidade de transformar os resíduos em um benefício para o próprio negócio – produzindo energia. ”

Atualmente a fábrica é capaz de utilizar todo o esgoto produzido e cerca da metade dos resíduos da produção de sorvete para gerar energia.

 

Fonte: The Guardian

Imagens: www.paques.nl

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *