Tubos de concreto reaproveitados se transformam em mini casas
Já falamos aqui, que a tendência de construção de micro casas está mais forte do que nunca, mas a empresa de arquitetura James Law Cybertecture inovou ao utilizar tubos de concreto reaproveitados para desenvolver a Opod Tube House.
A ideia não podia vir de outro lugar, do Japão. O país está enfrentando uma grande crise imobiliária, devido ao aumento da população, à alta demanda por acomodação, ao aumento exorbitante dos preços das propriedades e à terra limitada pela geografia de ilha.
Relacionado: Casas minúsculas nos remetem a uma vida mais simples
As primeiras casas já foram desenvolvidas em Hong Kong e transformam os 2,5 metros de diâmetro do tubo em moradias funcionais para uma ou duas pessoas em um espaço total de 9,3m².
Os interiores estão equipados com as comodidades padrão, incluindo uma sala de estar com um banco que se converte em uma cama, um mini-frigorífico, um banheiro, um espaço de armazenamento para roupas e itens pessoais.
James Law, responsável pelo projeto, aposta na praticidade como forma de oferecer opções de construção para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social, etambém uma possível solução para os governos municipais que tentam oferecer opções acessíveis.
Os tubos de concreto reaproveitados são facilmente empilhados e podem ser instalados em qualquer espaço não utilizado, comumente encontrado nas cidades.
O arquiteto prevê comunidades inteiras de tubos instaladas em becos, sob pontes e etc. Law acredita que o conceito é viável para qualquer ambiente urbano. O formato também oferece a facilidade de instalação de vilas e comunidades com as pequenas casas ligadas.
O projeto ainda está em fase experimental. Mas Law está em negociação com o governo local, com o objetivo de começar a instalar e alugar as mini casas.
Aqui no Brasil não sofremos com tanta falta de espaço como no Japão, mas poderia ser uma solução temporária para moradores de rua. O que acham?
Fonte:Inhabitat
Posts mais vistos
Comentários