Turbina Eólica por Renzo Piano inspirada numa libélula

05/11/2013 por Redação SustentArqui

A Turbina eólica desenhada pelo renomado arquiteto Renzo Piano, tem design inspirado numa libélula, com o objetivo de coletar energia até dos ventos mais lentos e causar menos impacto na paisagem.

turbina eólica renzo piano

O desenho da turbina com duas lâminas é mais discreto do que o design tradicional de três pás, diminuindo o seu impacto na paisagem. Inspirada na morfologia das libélulas, mais especificamente, sobre a longa curva de suas asas, que lhes permite resistir a fortes rajadas de vento, conservando o seu poder de voo.

A turbina eólica Dragonfly oferece uma capacidade de 55 kW. Feita de materiais leves e duráveis ​​(de carbono , policarbonato), é capaz de explorar até mesmo os ventos mais fracos. O que significa que pode ser instalada em baixas altitudes, diminuindo também o possível impacto sobre as aves e outros animais selvagens

turbina eólica renzo piano

A turbina, que foi projetada para uso residencial ou pequenos projetos urbanos e rurais, está atualmente em fase de testes na Itália pela empresa de energias renováveis Enel Green Power Internacional.

Em dois meses de operação conseguiu capturar quase 1.200 kWh, que foram injetados na rede de energia local. Estima-se que ao terminar os testes, em alguns meses os equipamentos serão comercializados no país e posteriormente no exterior.

turbina eólica renzo piano

Imagens: Renzo Piano Building Workshop

Fonte: DesignBoom



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *