5 exemplos de Hortas Urbanas pelo mundo

12/08/2014 por Wendy Andrade

Da necessidade de um mundo mais saudável, as metrópoles estão se reinventando para serem mais sustentáveis. Diante disso, hortas urbanas pelo mundo estão sendo criadas, modificando os espaços urbanos e crescendo.

Dessa possibilidade de troca vem surgindo diferentes ideias. Existem hortas que alimentam seus moradores gratuitamente, hortas em aeroportos, em tetos de prédios e até mesmo em estações de trem.

Essas iniciativas deixam a cidade menos cinzenta, as pessoas interagem, revitaliza espaços urbanos abandonados e facilita o acesso à alimentos frescos e saudáveis.

 

Conheça cinco hortas urbanas pelo mundo inspiradoras:

1- Fazenda Urbana no Brooklin em Nova Iorque

A Brooklyn Grange se destaca por ser a maior horta urbana de Nova York no telhado de um prédio no Queens.

A fazenda urbana tem 43.000 metros quadrados produz diferentes alimentos. Cultiva saladas verdes, acelga, couve, berinjela, manjericão, pepino e cerejas, que resulta em 20.000 quilos de produtos frescos anualmente.

Os produtores vão aproveitar o inverno para plantar trevo e ervilhaca, para evitar a erosão do solo e repor os nutrientes. Além disso, o Brooklyn Grange conta com mais de 30 colmeias que irão produzir aproximadamente 1.500 libras de mel por ano.

Para o prefeito Michael Bloomberg, Além de isolar o edifício do calor e do frio, o jardim vai absorver mais de um milhão de litros de água da chuva e ajudar a manter os portos e rios limpos.

Hortas Urbanas pelo mundo
Foto: The Naked Fig

2- Hong Kong Value Farm – Horta comunitária na China

Na China, cresce uma horta urbana comunitária dentro de uma antiga fábrica de vidro. A horta oferece a comunidade local uma variedade de alimentos que vão de frutas à leguminosas e tubérculos, tudo de graça. O projeto se chama Value Farm porque busca o “valor de cultivar a terra em esforço coletivo”.

Em plena área industrial, a iniciativa aproxima os moradores da cidade com o meio ambiente e a experiência do cultivo. Os arquitetos preservaram as características da fábrica que agora possui outro clima devido à horta. O espaço ainda é utilizado para sediar eventos culturais e programas de educação ambiental.

Horta na China
Foto: Archdaily

3 – Na Inglaterra, horta comunitária alimenta os moradores de graça

Em Todmorden, pequena cidade da Inglaterra, os habitantes se alimentam de graça. O projeto The Incredible Edible Todmorden cultiva hortas coletivas em espaços públicos da cidade e todo alimento cultivado está disponível para todos os moradores, gratuitamente.

Com mais de 40 hortas comestíveis espalhadas pela cidade, às hortas vão de jardins de centros de saúde e até no cemitério local. A ideia é que os moradores cultivem seu próprio alimento e reflita sobre os recursos que consome.

Para Pam Warhurst, confudadora do projeto, chegou o momento da população assumir a responsabilidade e investir em mais gentileza não só com o outro, mas também com o meio ambiente.

Hortas Urbanas pelo mundo
Foto: Divulgação

4 – Em Berlim, antigo aeroporto vira horta comunitária

Em Berlim, na pista de aterrissagem de um antigo aeroporto fechado em outubro de 2008 nasce uma horta comunitária. Moradores cultivam tomates, batatas e produz mel, que ganhou o selo do antigo aeroporto de Tempelhof. E também usam o jardim como um parque, um espaço de lazer.

A horta conta com cerca de 300 pessoas que vão de imigrantes turcos à estudantes e aposentados. Devido a Prefeitura não permitir plantações diretamente no solo do antigo aeroporto, alguns usam a originalidade, como sapatos, mochilas ou até cadeira velha de escritório. Além de melhorar a alimentação, a horta aproximou os moradores da cidade.

Horta em Berlim
Foto: Odd Andersen

5 – Japão inaugura hortas em estações de trem

Em Tóquio, na cobertura de edifícios dentro das estações de trem foram construídos cinco pomares. A intenção é que os passageiros enquanto aguardam o trem possam subir no telhado para ver as hortas e fazer da sua espera um momento mais agradável, podendo inclusive semear algumas hortaliças.

A horta não se limita aos passageiros da estação, elas são abertas para o público geral e não é preciso comprar o bilhete para acessá-las. O projeto se chama Sodarofarm e os planos futuros é além de criar hortas nas coberturas das estações, criar um espaço verde em torno de cada uma projetando um trajeto verde na costa leste do país.

Horta no Japão
Foto: Soradorfarm

Compartilhe essas ideias e crie sua horta!

Veja 5 exemplos de hortas urbanas no Brasil.


COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *