Bogotá tem o primeiro corredor eco-urbano da América

27/09/2014 por Juliana Rangel

A capital da Colômbia inaugurou o primeiro corredor eco-urbano da América, trata-se de 20 pontos de ônibus com telhados verdes que absorvem a poluição de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

O projeto surgiu devido a necessidade de gerar um impacto ambiental sobre essa importante avenida que, de acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa da Universidade Nacional do Ar, é uma das ruas com maior concentração de partículas poluentes na capital.

Esses “pontos de ônibus verdes” têm a capacidade de absorver a poluição de 360 veículos por dia e reduzir cerca de 53% do escoamento da água, reduzindo o risco de inundação nesta importante via para a capital, já que cada um tem a capacidade de armazenar até 230 litros de água da chuva.

corredor eco-urbano
Foto: Juan Pablo Pino / Publimetro

A ideia do corredor eco-urbano  começou com um projeto que promoveu a Defensoria do Espaço Público da capital, que já mostrou resultados positivos na instalação de telhados verdes em 8 pontos do Sistema Integrado de Transporte Público.

O impacto não é apenas ambiental, mas também uma maneira de fazer com que os cidadãos se apropriem do espaço público ao sentir a cidade como sua.

Este corredor eco-urbano representa uma forma de reconstituir a paisagem natural da cidade de Bogotá, para proporcionar alívio visual para o cidadão comum.



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *