Inauguração da ciclovia da Avenida Paulista

28/06/2015 por Redação SustentArqui

A prefeitura da cidade e a CET inauguram hoje a ciclovia da Avenida Paulista, uma demanda antiga dos ciclistas paulistanos.

Depois de aproximadamente 6 meses de obras, e muita polêmica, a avenida mais famosa de São Paulo foi inaugurada. A via está interditada hoje aos carros e aberta para as pessoas nos dois sentidos entre as 10h e as 17h.

A iniciativa de interdição total do trânsito hoje também servirá de teste para um possível fechamento permanente aos domingos, com o objetivo de oferecer mais espaço de lazer, no local mais frequentado e emblemático da cidade.

A obra custou R$ 12,2 milhões, no trecho entre as avenidas Paulista e Bernardino de Campos, incluindo a instalação de dutos para a passagem de fibra ótica sob a pista.

ciclovia da Avenida Paulista

Imagem: CET

O projeto da ciclovia foi publicado, em meados de 2014 no site da CET para receber sugestões e críticas da sociedade. Em novembro passado, a proposta foi aprovada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), após avaliação sobre o possível impacto da obra em vários bens tombados existentes na avenida, como o Masp e o Conjunto Nacional.

A ciclovia da Avenida Paulista fica no canteiro central da avenida e, exigiu o estreitamento das faixas dos veículos automotores: as faixas de ônibus ficaram com 3,3 metros e as de carros foram reduzidas de 3 metros para 2,8 metros.

inauguração da ciclovia da Avenida Paulista
Imagem: CET

Segundo dados da CET, a Paulista é a via com mais acidentes com ciclistas por quilômetro em São Paulo e uma das mais utilizadas pelos usuários de bicicletas. A ciclovia trará mais segurança e estimulará outras pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte, que antes não faziam por falta de infraestrutura adequada e insegurança.

Sem dúvida, esta inauguração é uma conquista importante e simbólica para os cidadãos paulistanos.

 



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *