Paris mais verde: lei permite que qualquer pessoa possa plantar um jardim urbano

10/10/2016 por Redação SustentArqui

Uma nova lei promete deixar Paris mais verde. Qualquer cidadão poderá se apropriar de um espaço público para plantio orgânico, mediante solicitação prévia.

Com a operação “du vert près de chez moi” (o verde mais perto de mim), os parisienses serão capazes de plantar jardins e hortas por toda a cidade.

É necessária uma autorização, mas a prefeitura está estimulando que todos tenham projetos criativos para deixar a cidade luz ainda mais bonita e sustentável, além de ajudar a criar laços sociais entre os vizinhos

Relacionado:Telhados verdes e/ou painéis solares serão obrigatórios na França.

Todas as ideias de plantio são bem-vindas; hortas, jardins verticais, telhados verdes, canteiros de flores, qualquer coisa que a imaginação permitir; tais como os exemplos abaixo:

paris mais verde
Foto: Christophe Noël
paris mais verde
Foto: Christophe Noël
paris mais verde
Foto: Christophe Noël
paris mais verde Permis de végétaliser
Foto: Christophe Noël

O processo para aplicar para uma licença é fácil, o pedido é feito em poucos cliques através do site da prefeitura, e fica pronto em um mês.

Após a autorização o cidadão assina uma ” Carta de Vegetação” se comprometendo a usar plantas locais que promovam a biodiversidade de Paris, a utilizar métodos sustentáveis, sem recorrer a pesticidas, além de garantir a estética e manutenção de suas plantas e materiais. E logo recebe um kit de plantio, incluindo solo e sementes fornecido pela prefeitura, como incentivo.

A licença para plantio é emitida para o desenvolvedor do projeto por um período de 3 anos, que pode ser automaticamente renovável.

A autorização não se destina a projetos de espaço privado, nem a espaços verde existentes (parques, jardins, praças), a ideia é criar novos jardins urbanos, em áreas que não eram aproveitadas anteriormente.

O objetivo da prefeita de Paris, Anne Hidalgo é deixar Paris mais verde, criando 100 hectares de novos espaços verdes até o ano de 2020, sendo um terço da vegetação dedicada à agricultura.

Via: Paris.fr

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *