Uruguay terá o primeiro aeroporto abastecido com energia limpa do mundo

18/07/2014 por Redação SustentArqui

Uruguai começa a se destacar como um país verde. Em 2016, o Aeroporto Internacional de Carrasco de Montevidéu será o primeiro do mundo a ser abastecido exclusivamente por energia renovável.

Sustentabilidade é o desafio do nosso século, já não é suficiente fazer a tecnologia trabalhar para nós, mas também que ela possa ser mantida com o mínimo impacto ambiental. Cada vez mais países e empresas estão interessadas ​​neste tipo de desenvolvimento, porque sabem que nem todos os recursos vão durar para sempre.

aeroporto sustentável

Com este projeto, o Uruguai se destaca como um dos pioneiros no desenvolvimento sustentável, com a construção do parque solar que abastecerá as necessidades energéticas do seu aeroporto, que terá uma área de 4 hectares.

Os painéis fotovoltaicos que serão instalados no local vão gerar 3 a 4 mil megawatts, com uma estimativa de investimento de US $ 10 milhões. Além de energia solar, 3 turbinas eólicas serão instalados para atender o objetivo de operar com 100% de energia renovável em 2 anos.

uruguay primeiro aeroporto sustentável do mundo

É uma meta ambiciosa, mas é definitivamente algo que pode ser alcançado. Em relação à situação em que nos encontramos no domínio do petróleo e as emissões de gases de efeito estufa, além da poluição do ar, a melhor coisa que um país pode fazer é investir em energia renovável.

Um aeroporto sustentável foi uma ótima ideia que o Uruguai teve para demonstrar que um edifício deste tamanho, com uma grande demanda de energia, pode ser perfeitamente abastecido com energia limpa.

O presidente José Mujica anunciou que o Uruguai investiu 7.000 milhões para reformar e mudar sua matriz energética desde 2005, particularmente na construção de parques eólicos e de energias mais amigáveis ao meio ambiente.

Fonte: Veo Verde

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *