Containers para reurbanização de uma favela

30/12/2015 por Cristiane Nunes

Escritório indiano propõe arranha-céu de containers para reurbanização da maior favela da Índia.

A SuperSkyCrapers, instituição que promove concursos na área de arquitetura e design urbano, propôs em 2015 um desafio para promover soluções de moradias na maior favela da Ásia, a Dharavi. Localizada na cidade de Mumbai, na Índia, é considerada uma minicidade, com cerca de 100 mil fábricas de fundo de quintal que geram mais de meio milhão de dólares por ano.

Containers para reurbanização de uma favela

A competição dentre outras coisas, exigia que todas as propostas deveriam utilizar containers em sua estrutura.

Os containers são utilizados em embarcações aquáticas e fazem parte da logística de transporte de cargas em todo mundo. Muito presentes nas construções de hoje em dia, os containers são opções para uma obra sustentável pela reutilização do material, desde que tratados termicamente.

Algumas obras são conhecidas por serem feitas em containers como, por exemplo: Moradia de estudantes, Cidade do Container, Casa ManifestoContainer City.

O projeto vencedor foi do escritório indiano Ganti & Associates, com uma abordagem diferente levando em conta a consideração do fato de que containers podem ser empilhados até 10 vezes sem acréscimo estrutural.

A proposta apresenta um edifício de 33 andares com 100 metros de altura composto por uma série de conjuntos autoportantes de containers apoiados por vigas metálicas a cada dez andares, e assim o módulo se repete verticalmente.

Containers

As escadas e elevadores localizam-se no centro da edificação e as unidades estão destruídas simetricamente em sua volta. As molduras das estruturas servem como dutos para os sistemas elétricos e hidráulicos.

Os corredores possuem elementos vazados feitos de argila cozida, produzidos pela própria comunidade, aproveitando a ventilação e luz natural. O edificio também possui painéis solares e turbinas eólicas para geração de energia renovável.

Jardins e espaços comunitários estão previstos para interação entre as pessoas, com o intuito de não perder o senso de comunidade.

O júri observou os quesitos de sustentabilidade, circulação harmoniosa dos moradores, uso racional de energia e a criação de um ambiente bem iluminado e ventilado.

Arranha céu de Containers

Veja algumas vantagens e desvantagens de construções em containers aqui.

Imagens: Ganti Associates



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *