Fachada se movimenta conforme a luz solar
Uma construção única, jamais construída em nenhuma parte do mundo. A fachada do edifício Al Bahar Towers em Abu Dhabi possui elementos que se movimentam conforme a direção da luz solar, graças as telas motorizadas.
Torres com fachadas de vidro surgem constantemente no céu dos Emirados Árabes Unidos, sem considerar o clima de deserto, onde a temperatura pode chegar a 50°C no verão.
Estes edifícios deixam a luz solar entrar nos seus interiores, aquecendo e transformando em uma grande estufa, exigindo ainda mais o trabalho do ar condicionado.
As torres gêmeas possuem elementos que fazem toda diferença nesse cenário: aproximadamente 2.000 “guarda-sóis” de tela que abrem e fecham conforme a posição e a intensidade da luz solar, protegendo as suas fachadas envidraçadas.
Concluídas em 2012, possuem 29 andares e 145 metros de altura.
O projeto do protetor solar foi executado por Aedas Architects, onde as telas controladas por computadores se abrem e fecham e correm horizontalmente para a proteção solar.
O designer foi inspirado nos Muxarabis (Mashrabiya), um elemento tradicional da arquitetura árabe, como se fosse um cobogó de madeira, utilizado para dar privacidade aos ocupantes e controle da luz do sol.
Um belo exemplo de como usar uma tecnologia sustentável moderna, referenciando a identidade cultural local.
Os “guarda-sóis” ficam a dois metros de distancia da pele de vidro sobre uma estrutura independente.
Cada triângulo é revestido com uma tela de fibra de vidro e programado para acompanhar o movimento do sol; a medida que o sol nasce os elementos começam a se abrir e vedar a fachada, acompanhando o movimento solar ao redor do edifício ao longo do dia.
Durante a noite, os guarda-sóis permanecem dobrados e recolhidos.
No mesmo ano da finalização da obra, as torres receberam um Prêmio de Inovação de Edifícios Altos pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. O prêmio reconhece a importância da integração necessária da forma arquitetônica, estrutura, sistemas e estratégias de design sustentáveis.
Imagens: Aedas
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários