Onda Verde e seus edifícios sustentáveis
A reserva biológica do Tinguá pertence a seis municípios do Rio de Janeiro, sendo a maior parte de Nova Iguaçu. Em 1997 a reserva foi declarada patrimônio da Unesco e incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.
Fundada por Hélio Vanderlei a organização Onda Verde, localizada na reserva, executa projetos ambientais na região por meio de parcerias com empresas, organizações não-governamentais e órgãos públicos, desenvolvendo atividades de pesquisa e diagnóstico até o desenvolvimento de modelos alternativos de conservação.
Acompanhados da arquiteta Maria José e do biólogo e professor Luiz Fernando, fomos conhecer de perto o projeto e descobrimos que além de ensinar a preservar o meio ambiente, suas três edificações são construídas na prática de formas alternativas e sustentáveis.
1- Edifício Centro de Educação Ambiental – Construção em EPS:
Vantagens da construção com painéis EPS:
– diminui o tempo de obra;
– mais barata;
– menos pessoas em obra;
– desperdício mínimo de materiais;
– facilidade de manuseio;
– melhor acabamento;
– leve, porém resistente;
– acústico;
– isolante térmico.
2- Edifício Centro de Pesquisa da Mata Atlântica Professor Ricardo Ribeiro Rodrigues – Construção em bambu:
No local não há plantação de bambu, mas na região da Barra do Pirai encontra-se em abundancia, e fica a menos de 100km de Tiguá.
Em Tiguá há um berçário de plantas nativas com 25.000 mudas, a intenção é triplicar a produção nos próximos anos para fazer o reflorestamento da mata.
Vantagens da construção com bambu:
– ecologicamente correto;
– leve e resistente;
– rápido crescimento;
– resistência a tração, compressão e flexão.
3- Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa – Construção em container:
Ainda em construção com projeto da Arktectus, esse novo edifício está sendo feito com containers, são 4 na parte de baixo, apoiados em uma fundação radier e 4 em cima, sobrepostos de forma a serem unificados e assim desenvolverem o ambiente interno. A previsão é que a obra fique pronta ainda este ano.
O principal foco deste edifício será a educação de mulheres jovens, que vivem na baixada fluminense, com realização de cursos, palestras, oficinas, e workshops, ligadas à economia criativa.
Vantagens da construção com container:
– obra limpa e rápida;
– economia de recursos naturais;
– reutilização de materiais;
– durável
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários