Shigeru Ban – O vencedor do Prêmio Pritzker 2014
O Prêmio Pritzker deste ano vai para Shigeru Ban.
O arquiteto japonês é bem conhecido por sua arquitetura ecoeficiente e seus projetos experimentais e sustentáveis construídos a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, tais como: tubos de papelão e contêineres.
Um líder de design em trabalho de emergência, Ban criou impacto com sua recém-concluída Catedral Papelão em Christchurch, um substituto temporário e incrível para uma catedral destruída no terremoto de 2011.
O distinto júri de nove membros honrados do Prêmio Pritzker justificaram a escolha com as seguintes palavras:
” Por responder com criatividade e design de alta qualidade a situações extremas causados por calamidades naturais devastadoras em todo o mundo”.
No entanto, eles também reconheceram a abordagem experimental do arquiteto e a utilização de energias renováveis e de materiais de produção local.
O júri citou a Naked House, construída em 2000 ,como um exemplo de sua abordagem experimental com meios modestos. Onde foi capaz de questionar a noção tradicional de dormitórios e, consequentemente, da vida doméstica .
Simultaneamente, criou uma atmosfera translúcida, quase mágica. Simples camadas de plástico corrugado transparente e acrílico branco estendia-se uma estrutura de madeira.
Esta composição de materiais comuns utilizados de uma forma natural e eficiente proporcionou conforto e eficiente desempenho ambiental.
O júri também disse: “Shigeru Ban é um arquiteto cujo trabalho incansável exala otimismo. Onde outros podem ver desafios insuperáveis, Ban vê um convite à ação.
Onde outros podem tomar um caminho seguro, ele vê a oportunidade de inovar. Além disso, ele é um professor comprometido que não é apenas um modelo para a geração mais jovem, mas também uma fonte de inspiração.”
Ao anunciar em Tóquio o vencedor do prêmio, Tom Pritzker disse: “O compromisso de Shigeru Ban a causas humanitárias através de seu trabalho de emergência é um exemplo para todos. A sua inovação não é limitada pelo tipo de construção e nem a sua compaixão é limitada pelo orçamento. Shigeru fez o nosso mundo um lugar melhor “.
Fonte: Inhabitat
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários