Composteira Humi está entre os finalistas do Brasil Design Award

24/10/2018 por Redação SustentArqui

Produto inovador que permite tratar resíduos orgânicos no próprio local de geração, a composteira Humi é uma das frentes de atuação da empresa, que desenvolve projetos, soluções e tecnologias socioambientais para a diminuição de resíduos e atividades voltadas à educação e conscientização ambiental

A composteira doméstica Humi, produto inovador desenvolvido pela Morada da Floresta, está na shortlist dos finalistas do Brasil Design Award 2018, da Associação Brasileira de Empresas de Design, na categoria Design de Impacto Positivo. A Humi é uma das frentes de atuação da Morada, empresa que oferece soluções socioambientais para incentivar práticas sustentáveis cotidianas e contribuir para reduzir os impactos do consumo desenfreado dos recursos naturais e os danos causados ao planeta.

A solução é simples, bonita e eficaz. “Todo resíduo orgânico pode ser tratado no próprio local de geração, tanto em casas e apartamentos como em médios e grandes geradores. A composteira Humi é um sistema caseiro de reciclagem de resíduos orgânicos, um minhocário. Mais da metade dos resíduos brasileiros são orgânicos. Com a composteira, conseguimos tratar 50% dos resíduos no próprio local”, afirma Cláudio Spínola, CEO da Morada da Floresta.

A composteira Humi tem apenas um tamanho, mas pode ter sua capacidade ampliada com até cinco outras caixas digestoras, de 45 litros cada uma. O design é extremamente cuidadoso e eficaz: a Humi é feita de caixa longa vida reciclada, o que dá uma textura muito bonita; a tampa é inclinada, para que possa ficar na chuva; a caixa não precisa de suporte, uma vez que a base coletora tem chapas de metal nos pés que permitem a fixação de rodízios que facilitam o manejo; há furos que impedem a entrada de água mas que garantem a oxigenação da caixa digestora; as garras na tampa facilitam o manejo diário do sistema na hora de colocar os resíduos orgânicos; e o fundo, inclinado, permite que 100% do líquido vá direto para a torneira.

Segundo Spínola, “hoje menos de 1% dos resíduos orgânicos do Brasil são reciclados, compostados ou reaproveitados”. As soluções da Morada da Floresta propõem tratar o resíduo orgânico no próprio local de geração, tanto em casas e apartamentos quanto em médios e grandes geradores.

 

COMPOSTEIRA DOMÉSTICA HUMI
Imagem divulgação composteira humi

Essa é a 8ª edição do prêmio que reconhece e destaca a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Com o objetivo de se consolidar como a mais importante premiação do design nacional, o BDA assumiu, a partir de 2018, um novo formato. A premiação passou a contar com um processo de inscrições e um corpo de jurados composto por 80 especialistas de diversas partes do Brasil. Para dar mais voz e oportunidade ao design brasileiro, o formato prevê 10 categorias e 78 subcategorias. As categorias são: Branding, Design Gráfico, Craft for Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital e Design Editorial.

A atuação da Morada da Floresta se destaca em duas vertentes: desenvolvimento projetos, soluções e tecnologias socioambientais para a diminuição de resíduos e atividades voltadas à educação e conscientização ambiental.

No ramo da compostagem, além da produção de composteiras domésticas, a empresa desenvolve projetos de compostagem para grandes geradores, projetos socioambientais para a disseminação da prática da compostagem doméstica em larga escala e articulações para implementações e melhorias de políticas e estratégias públicas relacionadas à gestão dos resíduos orgânicos.

Também no foco da diminuição de resíduos, a Morada da Floresta produz fraldas e absorventes femininos ecológicos e promove a conscientização para a incorporação de práticas cotidianas ecológicas nos diversos setores da sociedade.

 

Premiação

Os melhores de cada subcategoria ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, e haverá 10 troféus exclusivos – o Grand Prix – para os maiores destaques de cada categoria principal. Além disso, o BDA vai disponibilizar todos os projetos em seu site oficial (www.brasildesignaward.com.br) para votação popular online, e a empresa que receber o maior número de troféus Grand Prix será premiada com o troféu de Empresa do Ano do Design Brasileiro. A cerimônia de premiação acontece em São Paulo, no dia 22 de novembro.

 

A votação popular está aberta! LINK PARA A VOTAÇÃO

 

Fonte: Notícias de Impacto

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *