Decoração de Natal Sustentável: 10 dicas de enfeites - SustentArqui

Rio de Janeiro 05/12/2014 | 20:41 - Por: Cristiane Nunes

Decoração de Natal Sustentável: 10 dicas de enfeites

Fim de ano chegando, época de reunir a família, de estar com amigos, caso não tenha feito sua decoração de Natal ainda dá tempo, e o melhor, uma decoração de Natal sustentável. Isso mesmo, você pode fazer reutilizando coisas que se tem em casa.

A intenção deste post é criar enfeites, árvores, guirlandas, e estrelas usando a criatividade com objetos que foram utilizados, mas antes de irem para reciclagem você pode decorar sua festa de Natal de uma maneira mais ecológica.

Materiais que seriam descartados podem virar o ícone da sua festa, em vez de comprar objetos de plástico. Para que sejam mais ecológicos, dê preferência as tintas sem COV, colas não toxicas, etc.

1) Estrela de Davi

Decoração de Natal Sustentável

Imagem: bec4beyondthepicketfence.blogspot.com.br

Começamos por esse ícone de Natal a Estrela de Davi. Uma delas feita com cinco pedaços de madeiras reutilizadas (ripa, degrau, metro) com 40cm mais ou menos, não importa a cor, da maneira que encontrar as madeiras vão dar o toque individual e o conjunto vai ficar muito charmoso.

A outra Estrela foi utilizada um painel de madeira (dica: esse painel pode ser de palete). Coloque pregos nas pontas da estrela e passe uma fita colorida de sua preferência.

Além do mais dependendo o tamanho, a estrela pode servir de enfeite em sua árvore de Natal.

2) Enfeites de Rolo de Papel

enfeites ecológicos para Decoração de Natal Sustentável

Imagens: seeyoutheredesign.com e furnikidz.com

Esses rolos de papel higiênico (ou papel toalha), contribui toda semana para reciclagem, que tal guarda-los e fazer un lindo detalhe de decoração de Natal?

Dobre o cone do rolo e corte com 1,5cm de largura, você pode deixar no papel natural e colocar uma fita, um barbante. Se se preferir para ficar mais colorido, pode passar cola branca e em seguida colocar no gliter; espere secar. Separe 5 ou 6 “pétalas” e cole-as em uma das pontas, depois é só colocar um fitilho para ser pendurado em sua árvore de Natal.

3) Guirlanda de Rolo de Papel

A guirlanda é feita da mesma maneira, ela pode ser  no papel natural, no gliter ou pintada. Para dar um toque de contraste, cole umas sementinhas vermelhas no centro da “flor”, feito isso agora é só colar em formato redondo, se preferir faça uma base para direção.

Guirlanda com rolo de papel - Decoração natalina Sustentável

Imagem: kiflieslevendula.blogspot.com

4) Guirlanda de Chocolate

Guirlanda de chocolate - Decoração Sustentável de Natal

Imagem: revistaartesanato.com.br

Para quem gosta de chocolate, que delicia de Guirlanda! A base pode ser de papelão, assim não precisa comprar isopor. Corte um circulo com 35cm de diâmetro e no meio um circulo menor com 15cm de diâmetro, vai ficar em formato de donuts. Pegue seus chocolates de preferência, e cole com cola quente, depois é só caprichar no laço. Se preferir pode fazer com balas, com certeza depois do dia de Reis ela vai ser devorada, e o restante vai para reciclagem.

5) Guirlanda de Rolha

Guirlanda de rolha - de Natal sustentável

Imagem: amando.it e Cristiane Gasparoto – CicloVivo

Sabe aqueles vinhos e champanhe que você bebeu durante o ano, e guardou as rolhas? Ótimo, agora pode fazer uma linda guirlanda com elas e dar um toque de requinte e sofisticação na decoração da sua festa de fim de ano.

A base é a mesma da guirlanda de chocolate, cole as rolhas aleatoriamente escondendo o papelão,  se quiser dar um toque arredondado é só sobrepor as rolhas na parte central da guirlanda, para finalizar coloque um laço para completar a guirlanda.

6) Árvore de Rolha

Árvore de Natal de rolha

Imagem: styleathome.com

Mais uma vez as rolhas podem ser aproveitadas, olha que linda essa árvore de rolhas e com certeza dará um toque especial na mesa de Natal.

As pontas que ficam dentro da garrafa, dão uma coloração natural da cor do vinho, ou se preferir pode ser pintado em tons de verde. Em cima da árvore pode ser colocado um laço, ou uma estrela de Davi.

7) Árvore de Caixa de Ovos

Árvore de natal de caixa de ovos

Imagem: pinterest.com

Esta árvore feita com caixinhas de ovos; ficou um charme pintadas de tom de verde, e o melhor, pode ser pintar com guache que não é tóxico. Depois é só enfeitá-las com laços, estrelas, e flores feitas com rolo de papel.

8) Árvore de Papelão

Árvore de natal sustentável

Imagem: Cristiane Nunes

Esta árvore é de minha autoria, quando morava fora do Brasil resolvi utilizar as coisas que tinha em casa, papelão, jornal, cola branca, guache preto, sal grosso, as velas eu tinha em casa, os presentinhos eu os encapei,  e os Papais Noéis eu levei do Brasil e uns vieram na sacola de presente.  Ela foi feita em papelão e jornal, foram cortados triângulos para encaixar, coloquei prateleiras para enfeites, em seguida foi só encapar com jornal e passar cola branca para dar brilho.

9) Árvore no Palete

árvore de natal no palete

Imagem: affirmaison.com

Em nosso site demos algumas dicas de como usar  paletes na decoração, agora olhem essa ideia de fazer uma árvore de natal com paletes, genial não? A madeira pode ser deixada na cor natural e no desenho da árvore  use tinta livre de COV nas cores branca ou verde; depois é só utilizar pregos para poder pendurar seus enfeites de Natal do ano passado, ou criados com as dicas acima.

10) Árvore de Fotos

Ainda está com preguiça de montar sua árvore? Por falta de materiais? Pois essa não terá desculpa.

árvore de natal sustentável

Imagem: sphotos.f.ak.bfcdn.net

Escolha fotos de outros Natais, com a família, amigos reunidos ou mesmo postais de cidades preferidas que já visitou.

Escolha um canto da sala e cole as fotos, com fita adesiva, seguindo o formato da árvore de Natal, não se esqueça do “vaso”. Se preferir risque de leve com um lápis para dar a direção. No chão você pode deixar os presentes que vai presentear.

Se apresse, pois o Natal está chegando, e com essas dicas, com certeza suas festas de fim de ano serão mais criativas, e o melhor, com um toque de sustentabilidade. . Se for iluminar, utilize lâmpadas LEDs e não se esqueça guardar a sua decoração para ser utilizada  nos próximos anos!

, ,

Comments

uso da taipa de pilão na austrália

Uso da taipa de pilão na Austrália e as diferenças para o método tradicional

O uso e o desenvolvimento atuais da taipa de pilão na Austrália, mais precisamente, em experiências vivenciadas e ...
Livro - Arquitetura Ecológica

Livro – Arquitetura Ecológica

O livro – Arquitetura Ecológica, trata da sensível degradação do meio natural que obriga profissionais da ...
A Casa Ecológica

Livro – A Casa Ecológica

  No livro A Casa Ecológica apresenta uma perspectiva histórica das construções no Brasil, desde as ocas até ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...