Livro – Manual do Arquiteto Descalço
O Livro Manual do Arquiteto Descalço é uma ferramenta de pesquisa indispensável para os interessados em bio-construção e arquitetura sustentável.
Johan ensina de maneira didática e ilustrativa como construir sua própria casa, a partir de recursos naturais, locais e climáticos.
O manual foi feito para desenvolver a confiança daqueles que tem o sonho de construir e desejam compreender a relação entre habitação e seu entorno, seus limites e suas possibilidades. Espero que estas pessoas consultem este livro e encontrem nele algumas soluções que facilitem sua realização.
Autor do livro Manual do Arquiteto Descalço:
Johan Van Lengen – Arquiteto e urbanista natural da Holanda, viveu grande parte de sua vida na América Latina, sendo 8 anos no México a convite da ONU.
Em 1987 fixou-se no Brasil quando fundou o Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – TIBÁ, um instrumento para a disseminação de uma arquitetura mais integrada com a natureza.
Deixou na década de setenta uma carreira bem-sucedida como arquiteto na Califórnia para se dedicar a busca de melhoramentos nas moradias populares. Nesta condição, trabalhou para várias agências governamentais.
Veja a entrevista que fizemos com Johan Van Lengen
Foi pesquisador de energia solar na UNICAMP e também lecionou na escola de arquitetura da PUC do Rio de Janeiro. Seu nome é internacionalmente conhecido como um dos mais importantes na bio-arquitetura.
Resenha do livro Manual do Arquiteto Descalço:
O livro é um clássico da bioarquitetura, são mais de 700 páginas distribuídas em 10 capítulos, onde a informação é proporcionada por meio de vários desenhos, quase sempre em perspectiva e da maneira mais clara possível.
Um manual para leigos e arquitetos, que responde aos desafios atuais da questão habitacional e apresenta alternativas, aplicando no processo construtivo uma combinação de técnicas tradicionais e modernas; como o uso da terra, bambu, madeira e sisal, e materiais menos ecológicos, como o gesso e o cimento.
Segundo o autor, a combinação de várias técnicas é o que permitirá a criação de um ambiente mais harmonioso para se viver.
O nome do livro é inspirado nos “Arquitetos descalços”, os primeiros arquitetos que na antiguidade amassavam a terra com os pés, para preparar os tijolos. Para nós, uma realidade cada vez mais distante, já que nos afastamos cada dia mais da natureza e de uma vida sustentável.
“Quem mais me inspirou para reunir e compartilhar estes conhecimentos de construção, foi a gente do campo e das zonas “precárias” das grandes cidades. Sua confiança na possibilidade de melhorar suas condições de vida, apesar de todas as dificuldades que enfrentam, foi a base desta obra.” define o autor.
Encontra-se no livro técnicas interessantes, por exemplo de como construir um telhado verde, um fogão à lenha, um aquecedor solar e até mesmo a velha técnica de pisar no barro para fazer tijolos de adobe. Propõe explicações mais ecológicas de como resolver a questão da água e do saneamento e promove projetos integrados ao entorno e adequados ao clima local.
Johan Van Lengen explica que não é o autor de todas técnicas incluídas no livro; muita gente compartilhou com ele essas experiências,entre eles; Álvaro Ortega, Cláudio Favier, Eduardo Neira, Gabriel Câmara, Gernot Minke, John Turner, Sjoerd Nienhuys, Yves Cabannes.
Veja a entrevista completa com o Johan van Lengen:
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
muito bom