Johan Van Lengen: Entrevista com o mestre da bioarquitetura

26/07/2017 por Juliana Rangel

Entrevistamos Johan Van Lengen, mestre da bioarquitetura, fundador do Instituto Tibá Rio e autor do livro best -seller Manual do Arquiteto Descalço.

Johan Van Lengen nasceu em Amsterdã, na Holanda, mas foi jovem desbravar as Américas, logo após o serviço militar imigrou para o Equador.

Começou a faculdade de arquitetura no Canadá e se formou nos Estados Unidos, morou em muitos países, mas foi no México, onde passou muitos anos e teve maior contato com a bioarquitetura, que escreveu o seu livro mais famoso.

Depois de algumas passagens pelo Brasil, Johan resolveu estabelecer aqui a sua residência e há 30 anos, junto com a sua esposa Rose, fundou o Tibá – Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – um centro de ensino para a disseminação de uma vivência mais integrada com a natureza, situado em um belo sítio em Bom Jardim, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.



Fomos conhecer o centro e participar de um curso de bioarquitetura. No final dessa experiência, tivemos a honra de entrevistar o arquiteto, uma pessoa de grande carisma, ótimo senso de humor e muita história para contar.

Veja como foi nossa experiência no curso de bioarquitetura no Tibá

Na entrevista Johan fala sobre bioarquitetura, tecnologia intuitiva, como foi a sua primeira visita ao Brasil, sua experiência trabalhando com o arquiteto Sergio Bernardes. Também nos contou como foi o começo do centro Tibá e muito mais.

No final seu filho, Marc Van Lengen, comentou sobre os atuais cursos oferecidos no instituto Tibá, além do de bioarquitetura, tem também sobre agrofloresta, PANCs, jardins verticais, tetos verdes, arquitetura orgânica, entre outros. E ainda existem muitas ideias de projetos interessantes para o futuro.

johan van lengen e marc van lengen com a arquiteta Juliana Rangel
Marc van lengen e Johan van lengen com a arquiteta do SustentArqui Juliana Rangel

Veja o vídeo da entrevista com Johan Van Lengen, o famoso arquiteto descalço:

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *