Livro - Manual do Arquiteto Descalço - SustentArqui

Rio de Janeiro 23/04/2015 | 18:12 - Por: Redação Sustentarqui

Livro – Manual do Arquiteto Descalço

Manual do Arquiteto Descalço

Imagem: Divulgação Capa e Contra Capa do Livro - Manual do Arquiteto Descalco Capa

Manual do Arquiteto Descalço – Livro indispensável para os interessados em  bio-construção e arquitetura sustentável. De maneira didática e ilustrativa ensina como construir sua própria casa, a partir de recursos naturais, locais e climáticos.

O manual foi feito para desenvolver a confiança daqueles que tem o sonho de construir e desejam compreender a relação entre habitação e seu entorno, seus limites e suas possibilidades. Espero que estas pessoas consultem este livro e encontrem nele algumas soluções que facilitem sua realização.

COMPRE AQUI O SEU LIVRO MANUAL DO ARQUITETO DESCALÇO

Autor do livro Manual do Arquiteto Descalço:

Johan Van Lengen – Arquiteto e urbanista natural da Holanda, viveu grande parte de sua vida na América Latina, sendo 8 anos no México a convite da ONU. Em 1987 fixou-se no Brasil quando fundou o Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitetura – TIBÁ, um instrumento para a disseminação de uma arquitetura mais integrada com a natureza.

Johan Van Lengen - autor do Manual do Arquiteto Descalço

Foto publicada no Facebook do Tibá

Deixou na década de setenta uma carreira bem-sucedida como arquiteto na Califórnia para se dedicar a busca de melhoramentos nas moradias populares. Nesta condição, trabalhou para várias agências governamentais.

Foi pesquisador de energia solar na UNICAMP e também lecionou na escola de arquitetura da PUC do Rio de Janeiro. Seu nome é internacionalmente conhecido como um dos mais importantes na bio-arquitetura.

 

Resenha do livro Manual do Arquiteto Descalço:

O livro é um clássico da bio-construção, são mais de 700 páginas distribuídas em 10 capítulos, onde a informação é proporcionada por meio de vários desenhos, quase sempre em perspectiva e da maneira mais clara possível.

Um manual para leigos e arquitetos, que responde aos desafios atuais da questão habitacional e apresenta alternativas, aplicando no processo construtivo uma combinação de técnicas tradicionais e modernas; como o uso da terra, bambu, madeira e sisal, e materiais menos ecológicos, como o gesso e o cimento. Segundo o autor, a combinação de várias técnicas é o que permitirá a criação de um ambiente mais harmonioso para se viver.

O nome do livro é inspirado nos “Arquitetos descalços”, os primeiros arquitetos que na antiguidade amassavam a terra com os pés, para preparar os tijolos. Para nós, uma realidade cada vez mais distante, já que nos afastamos cada dia mais da natureza e de uma vida sustentável.

“Quem mais me inspirou para reunir e compartilhar estes conhecimentos de construção, foi a gente do campo e das zonas “precárias” das grandes cidades. Sua confiança na possibilidade de melhorar suas condições de vida, apesar de todas as dificuldades que enfrentam, foi a base desta obra.” define o autor.

Encontra-se no livro técnicas interessantes, por exemplo de como construir um telhado verde, um fogão à lenha, um aquecedor solar e até mesmo a velha técnica de pisar no barro para fazer tijolos.  Propõe explicações mais ecológicas de como resolver a questão da água e do saneamento e promove projetos integrados ao entorno e adequados ao clima local.

Johan Van Lengen explica que não é o autor de todas técnicas incluídas no livro; muita gente compartilhou com ele essas experiências,entre eles; Álvaro Ortega, Cláudio Favier, Eduardo Neira, Gabriel Câmara, Gernot Minke, John Turner, Sjoerd Nienhuys, Yves Cabannes.

 

, ,

Comments

uso da taipa de pilão na austrália

Uso da taipa de pilão na Austrália e as diferenças para o método tradicional

O uso e o desenvolvimento atuais da taipa de pilão na Austrália, mais precisamente, em experiências vivenciadas e ...
Livro - Arquitetura Ecológica

Livro – Arquitetura Ecológica

O livro – Arquitetura Ecológica, trata da sensível degradação do meio natural que obriga profissionais da ...
A Casa Ecológica

Livro – A Casa Ecológica

  No livro A Casa Ecológica apresenta uma perspectiva histórica das construções no Brasil, desde as ocas até ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...