Pista de esqui ecológica ou usina de energia? Os dois!

10/10/2019 por Redação SustentArqui

O inovador escritório de arquitetura BIG foi responsável por projetar essa usina que produz energia limpa em Copenhague, com uma incrível pista de esqui ecológica na cobertura.

A CopenHill, também conhecida como Amager Bakke, é uma usina localizada em uma área industrial da cidade, capaz de converter anualmente 440.000 toneladas de resíduos por ano em energia limpa para 150.000 residências.

Pista de esqui ecológica ou usina de energia
Pista de esqui ecológica ou usina de energia limpa
Pista de esqui ecológica em copenhague
Foto reprodução Facebook Copenhill

O projeto da usina de energia nasceu como parte do objetivo de Copenhague de se tornar uma cidade com geração zero de carbono em 2025, com a pretensão de ser a usina mais limpa de geração de energia a partir de resíduos do mundo!

Outros objetivos ambiciosos se juntaram a ideia; a construção ser o maior e mais alto edifício de Copenhague, abrigar a primeira pista de esqui artificial da Dinamarca e expelir suas emissões de CO2 através de anéis de fumaça repentinos.



Além da pista de esqui ecológica e da usina de energia limpa, o prédio possui 10 andares com espaços administrativos e um centro educacional de 600 metros quadrados, no qual são realizadas conferências, visitas de escolas e oficinas de sustentabilidade.

Foto Søren Aagaard

A usina é um exemplo de sustentabilidade e eficiência energética.

A empresa de engenharia Rambøll, colaboradora do projeto, explicou que a Amager Bakke está excedendo os limites para otimização de recursos, atingindo uma eficiência energética de 107%.

A usina produz energia para dois propósitos diferentes: aquecimento de água para redes de aquecimento urbano e geração de eletricidade para consumo doméstico. Além disso, cerca de 20% dos resíduos tratados são utilizados na construção de estradas.

Esta planta industrial possui uma localização privilegiada, a 12 minutos do aeroporto e a 15 do centro da cidade.

usina de energia limpa em copenhague BIG
Foto: Aldo Amoretti

A fachada do CopenHill simula uma rede de floreiras de alumínio, com dimensões que atingem 1,2 metros de altura por 3,3 metros de largura, empilhadas em zigue-zague, para que as janelas proporcionem iluminação natural aos escritórios e ao centro de produção .

As máquinas da usina são organizadas em ordem de altura, dando forma ao telhado inclinado do edifício, que em vez de ser uma cobertura escalonada, transformou-se em uma pista de esqui de 9.000 metros quadrados, com três diferentes níveis de dificuldade, simulando o que acontece em uma pista de esqui tradicional.

Imagem reprodução site BIG

Lazer além da pista de esqui ecológica

O edifício também recebe não-esquiadores – incorporando um bar na cobertura com lindas vistas, área de cross-fit, parede de escalada de 85 metros de altura e trilhas para caminhada e corrida de 490 metros de comprimento em um jardim “exuberante”.

Esse “jardim” foi projetado pelos colaboradores SLA Architects e espera-se criar na cidade um “vibrante bolso verde” para pássaros, abelhas e flores, enquanto absorve o calor, remove partículas nocivas do ar e minimiza o escoamento das águas pluviais, além de todas as vantagens de um telhado verde.

“Um exemplo claro de sustentabilidade hedonista – que uma cidade sustentável não é apenas melhor para o meio ambiente – também é mais agradável para a vida de seus cidadãos”. disse Bjarke Ingels, fundador da BIG.

pista de esqui ecológica na Dinamarca projeto BIG
Foto SLA
Foto Laurian Ghinitoiu

O projeto original do edifício incorporava uma obra de arte na chaminé, que liberava um anel de vapor toda vez que 250 kg de dióxido de carbono fossem liberados na atmosfera. De acordo com o estúdio, esta instalação artística será adicionada ao CopenHill quando o financiamento for garantido.



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi! Um erro gravíssimo: justamente por ser um projeto símbolo de sustentabilidade, ela não emite gás carbônico naquela fumaça. É uma fumaça cenográfica, são anéis de vapor d’água!!!