Arquiteta explica as vantagens da certificação BREEAM - SustentArqui

Rio de Janeiro 08/09/2015 | 14:45 - Por: Redação Sustentarqui

Arquiteta explica as vantagens da certificação BREEAM

vantagens da certificação BREEAM

foto: Tarasy Zamkowe - Centro Comercial na Polónia - BREEAM Excelente

A arquiteta Viviane Cunha, pioneira na implantação da certificação inglesa na América Latina, explica as vantagens da certificação BREEAM e alguns dos fundamentos da construção civil verde que podem beneficiar não somente grandes edifícios corporativos, mas também construções de interesse social.

A certificação Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) foi criada na Inglaterra em 1992, como o primeiro método de avaliação de edifícios sustentáveis do mundo e já certificou mais de 430 mil construções. Entre suas vantagens está a fácil adaptação para diversas zonas climáticas e o acúmulo de pontos por meio de certificações locais, como a brasileira Procel de eficiência energética. No Reino Unido também há benefícios fiscais para quem adotar a certificação.

Outro fator interessante para programas de habitação é o custo progressivamente menor do selo. “O Breeam é interessante para habitações sociais porque torna-se mais barato na medida em que o conjunto de construções aumenta – explica a arquiteta. Para obter uma certificação Breeam, o mínimo de taxas a se pagar equivale a £ 1.100, o que dá um pouco menos de R$ 5 mil. Mas, se você tem até 100 edificações, o custo da certificação é £ 20 por casa, o que dá menos de R$ 100 por unidade. Para até mil casas, o custo cai para £ 8 por unidade. A ideia do Breeam é justamente estimular a construção de lotes maiores”. Atualmente são 430 mil construções Breeam no mundo, com critérios diferentes para diferentes zonas climáticas, além de ser adaptável a certificações locais, como o selo Procel de eficiência energética, por exemplo.

Relacionado: Saiba quais são os principais Selos para Construção Sustentável 

A certificação já faz parte da legislação inglesa, e um maior número de pontos propiciam vantagens para o proprietário do imóvel. “Acredito que isso deve se tornar uma prática global, porque não há futuro sem a construção sustentável. É importante aplicar essas técnicas, mesmo sem o interesse de certificá-las oficialmente”.

Viviane também chama atenção para a necessidade de trazer os clientes para as práticas sustentáveis, reforçando os benefícios do payback, ou seja, o retorno do valor de compra ao longo do tempo, devido à economia de recursos como água e energia elétrica.

“Todo dia ouço que opções sustentáveis são mais caras, mas muitas vezes não são mais caras, mas agregam tecnologia e inovação e envolvem economia que só aparece numa conta que inclui os gastos com uso e manutenção. É como aconteceu com as lâmpadas de led. Elas são bem mais caras, mas então começamos a entender que elas oferecem economia na conta e em sua vida útil. Ainda temos a redução de preço pela oferta da demanda. No caso das leds, as pessoas passaram a comprar e o preço baixou. Outras vezes, reclamam do custo do produto sustentável e acabam optando por algo mais caro, porém mais a seu gosto. É preciso sensibilizar o cliente mostrando os ganhos e também os produtos realmente com características sustentáveis corretos porque, por outro lado, por exemplo, uma telha ‘sustentável’ com componentes reciclados que dura seis meses, não é realmente sustentável. Por isso, também é importante saber com quem a consultoria está sendo feita. Como esse é um assunto popular, agora, surgem muitos consultores que não sabem realmente o que estão fazendo”.

A arquiteta Viviane Cunha é diretora executiva da empresa VCA Sustentabilidade e participa do conselho consultivo da Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração que acontece de 10 a 12 de novembro de 2015, no Expo Center Norte em São Paulo. A grade de palestrantes cobre um amplo arco de assuntos relacionados à sustentabilidade e o desafio de tornar nossos centros urbanos mais verdes.

vantagens da certificação BREEAM

A VCA fez toda a consultoria e certificação BREEAM de sustentabilidade para as casas deste empreendimento – Movimento Terras – em Pedro do Rio, perto de Petrópolis. Este empreendimento tem projetos de Sergio Caldas, Miguel Pinto Guimarães, Thiago Bernardes e Adriana Lewinsk.

Serviço:
Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horário: Exposição das 11h às 20h | Conferência das 9h às 17h

, ,

Comments

banho mais sustentável

Banho mais sustentável: veja como economizar e proteger o planeta

Tomar banho nunca foi sinônimo de economia. No entanto, novas alternativas estão sendo criadas para diminuir o ...
Como ter uma casa em container

Como ter uma casa em container em seis etapas

Como ter uma casa em container em seis etapas de contratação do serviço, explicado por uma especialista nesse tipo ...
manual de construção com terra

Manual de Construção Com Terra : uma Arquitetura Sustentável – livro

O livro Manual de Construção Com Terra : uma Arquitetura Sustentável escrito pelo arquiteto alemão Gernot Minke, um ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...