Arquiteta explica as vantagens da certificação BREEAM - SustentArqui

Rio de Janeiro 08/09/2015 | 14:45 - Por: Redação Sustentarqui

Arquiteta explica as vantagens da certificação BREEAM

vantagens da certificação BREEAM

foto: Tarasy Zamkowe - Centro Comercial na Polónia - BREEAM Excelente

A arquiteta Viviane Cunha, pioneira na implantação da certificação inglesa na América Latina, explica as vantagens da certificação BREEAM e alguns dos fundamentos da construção civil verde que podem beneficiar não somente grandes edifícios corporativos, mas também construções de interesse social.

A certificação Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) foi criada na Inglaterra em 1992, como o primeiro método de avaliação de edifícios sustentáveis do mundo e já certificou mais de 430 mil construções. Entre suas vantagens está a fácil adaptação para diversas zonas climáticas e o acúmulo de pontos por meio de certificações locais, como a brasileira Procel de eficiência energética. No Reino Unido também há benefícios fiscais para quem adotar a certificação.

Outro fator interessante para programas de habitação é o custo progressivamente menor do selo. “O Breeam é interessante para habitações sociais porque torna-se mais barato na medida em que o conjunto de construções aumenta – explica a arquiteta. Para obter uma certificação Breeam, o mínimo de taxas a se pagar equivale a £ 1.100, o que dá um pouco menos de R$ 5 mil. Mas, se você tem até 100 edificações, o custo da certificação é £ 20 por casa, o que dá menos de R$ 100 por unidade. Para até mil casas, o custo cai para £ 8 por unidade. A ideia do Breeam é justamente estimular a construção de lotes maiores”. Atualmente são 430 mil construções Breeam no mundo, com critérios diferentes para diferentes zonas climáticas, além de ser adaptável a certificações locais, como o selo Procel de eficiência energética, por exemplo.

Relacionado: Saiba quais são os principais Selos para Construção Sustentável 

A certificação já faz parte da legislação inglesa, e um maior número de pontos propiciam vantagens para o proprietário do imóvel. “Acredito que isso deve se tornar uma prática global, porque não há futuro sem a construção sustentável. É importante aplicar essas técnicas, mesmo sem o interesse de certificá-las oficialmente”.

Viviane também chama atenção para a necessidade de trazer os clientes para as práticas sustentáveis, reforçando os benefícios do payback, ou seja, o retorno do valor de compra ao longo do tempo, devido à economia de recursos como água e energia elétrica.

“Todo dia ouço que opções sustentáveis são mais caras, mas muitas vezes não são mais caras, mas agregam tecnologia e inovação e envolvem economia que só aparece numa conta que inclui os gastos com uso e manutenção. É como aconteceu com as lâmpadas de led. Elas são bem mais caras, mas então começamos a entender que elas oferecem economia na conta e em sua vida útil. Ainda temos a redução de preço pela oferta da demanda. No caso das leds, as pessoas passaram a comprar e o preço baixou. Outras vezes, reclamam do custo do produto sustentável e acabam optando por algo mais caro, porém mais a seu gosto. É preciso sensibilizar o cliente mostrando os ganhos e também os produtos realmente com características sustentáveis corretos porque, por outro lado, por exemplo, uma telha ‘sustentável’ com componentes reciclados que dura seis meses, não é realmente sustentável. Por isso, também é importante saber com quem a consultoria está sendo feita. Como esse é um assunto popular, agora, surgem muitos consultores que não sabem realmente o que estão fazendo”.

A arquiteta Viviane Cunha é diretora executiva da empresa VCA Sustentabilidade e participa do conselho consultivo da Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração que acontece de 10 a 12 de novembro de 2015, no Expo Center Norte em São Paulo. A grade de palestrantes cobre um amplo arco de assuntos relacionados à sustentabilidade e o desafio de tornar nossos centros urbanos mais verdes.

vantagens da certificação BREEAM

A VCA fez toda a consultoria e certificação BREEAM de sustentabilidade para as casas deste empreendimento – Movimento Terras – em Pedro do Rio, perto de Petrópolis. Este empreendimento tem projetos de Sergio Caldas, Miguel Pinto Guimarães, Thiago Bernardes e Adriana Lewinsk.

Serviço:
Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração
Data 10 a 12 de novembro de 2015
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horário: Exposição das 11h às 20h | Conferência das 9h às 17h

, ,

Comments

quarto mais sustentável

Como ter um quarto mais sustentável e saudável

O dormitório é provavelmente o ambiente que passamos mais horas na nossa casa. É onde devemos renovar as nossas ...
Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento

Cartilha ensina como produzir tijolos de Solo-Cimento

A publicação da Cartilha Produção de Tijolos de Solo-Cimento é fruto de um projeto de extensão da universidade, e ...
instalações elétricas mais sustentáveis

Como tornar as instalações elétricas mais sustentáveis: algumas dicas

Muitas pessoas pensam que a única forma de deixar as instalações elétricas mais sustentáveis é realizar a aplicação ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...