Cadeira feita com PET de designers brasileiros foi uma das finalistas de concurso em NY
U Rock” Chair – uma cadeira feita com PET s reciclados – projeto dos designers brasileiros Davi Deusdara, Érica Martins, Tais Costa e Rafael Studart Alencar, foi uma das 5 finalistas do concurso para escolher o novo mobiliário do Battery Park de Nova Iorque.
A ideia básica da U Rock” Chair é usar os próprios resíduos do parque para transformar a sua paisagem, usando garrafas PET recolhidas em lixeiras especialmente identificadas. Assim, os visitantes, turistas e usuários diários do parque seriam diretamente responsável por seus futuros assentos, sendo capaz de se conectá-los através do design e do processo de reciclagem. Isso criaria um vínculo emocional entre a “U Rock” e seus usuários antes mesmo da sua produção, aumentando a sensação de que os assentos pertencem a todos e diminuindo possíveis atos de vandalismo, mostrando-lhes uma prática sustentável diferente.
Outro conceito da “U Rock” é ser uma cadeira móvel, que pode ser movimentada facilmente, para outros lugares ou sem sair do lugar, balançando de uma forma divertida. Confortável e bonita, seu design é agradável para todas as idades por ser leve, empilhável e fácil de transportar. Também contribui para muitas combinações e situações sociais diferentes.
Para aumentar a resistência da estrutura, a cadeira feita com PET também contém fibras de vidro na sua composição. Esta adição reduz significativamente o peso do assento. As cores brilhantes são provocativas, especialmente nos dias frios do inverno, quando a paisagem está repleta de tons mais cinzentos .
Quanto ao armazenamento das cadeiras, ao invés de ter uma estrutura pesada para escondê-las , os designers desenvolveram uma estrutura em aço inoxidável que funciona como um estacionamento de bicicletas, uma forma de incentivar hábitos mais saudáveis.
Tudo foi pensado para aumentar o prazer das pessoas no parque. Na sua essência , o conceito da competição é uma visão muito contemporânea sobre a nossa forma de experimentar espaços públicos, onde coexistem diferentes usuários de forma rica , colorida e pacífica. A “U Rock” complementa essa maneira de pensar , gerando uma conexão emocional duradoura para seus usuários, convidando-os a voltar, se mover um pouco e manter o balanço.
Fontes: The Battery , Bustler
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários