Dicas para montar uma horta em casa

28/11/2013 por Redação SustentArqui

Ter uma horta em casa, está virando moda. Mas mais importante que estar na moda, ter acesso fácil a alimentos e temperos frescos é uma opção saudável e sustentável, e ainda ajuda a economizar dinheiro nas compras.

Falta de espaço não é desculpa, se tiver um jardim ou um quintal, ótimo! Se não, vale no parapeito da janela, na área de serviço, na varanda, numa parede como jardim vertical ou até começar por um pote que ia para o lixo. É só usar a criatividade!

horta em vasos e pet
>

Confira 10 dicas para fazer a sua horta em casa:

1-  O ideal é que o espaço tenha pelo o menos 4 horas de iluminação do sol e proteção contra ventos.

2- Prepare a terra. O sucesso da horta depende muito desse preparo. Se tiver um terreno, afofe bem a terra antes de plantar. Em floreiras coloque uma camada de argila espandida antes da terra.

3- Uma boa rega é fundamental. O melhor horário para regar as plantas é logo de manhã ou no fim da tarde, mas evite encharcá-las porque isso pode causar o surgimento de fungos.

4- Para começar, prefira ervas e temperos, os resultados são mais rápidos, o que incentiva continuar o seu “projeto horta em casa”. Você pode ir retirando as folhinhas sem matar a plantas, e usar imediatamente para temperar seus pratos.

5- Utilize adubos naturais. Você pode comprar em lojas especializada ou aproveitar para usar o seu próprio lixo orgânico através da compostagem. O adubo orgânico é mais rico em nutrientes e ajudará a sua horta crescer com mais vigor.

6- O indicado é enriquecer a terra com adubo a cada dois meses.

7- É melhor não plantar mudas diferentes no mesmo canteiro. Mas se quiser você pode juntar as que têm necessidades parecidas e que são da mesma família, cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão o mesmo espaço. Misturas que combinam: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

8- Colocar pedrinhas ou folhas seca por cima da terra, ao lado das mudas, ajuda a manter a terra mais úmida.

9- Consuma com frequência as suas ervas e temperos. Quanto mais são consumidos, maior é o estímulo à produção de novas folhas. Se não for usá-los, não esqueça de podá-los.

10- Aviso importante: Cuidado com a dengue!!! Não esqueça de colocar um pouco de areia nos pratos abaixo das floreiras, água parada serve de criatório para mosquitos.

No mais, divirta-se, que além de todas as vantagens já destacadas, plantar uma horta em casa também é uma terapia.

Para quem quiser mais informações, esse arquivo em PDF, possui um guia completo com passo-a-passo e fotos para cultivar uma horta orgânica doméstica. Ou encomende o livro da Embrapa Hortaliças “Horta em Pequenos Espaços” que traz informações detalhadas de todas as etapas do cultivo de hortas caseiras desde o preparo do solo até o manejo diário das hortaliças.

horta no telhado
horta em casa

Esse vídeo, ensina como plantar em uma garrafa PET.

Fontes: Globo Rural , Oficina de jardim, Embrapa Hortaliças

Fotos: Pinterest

>

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *