ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

14/11/2017 por Redação SustentArqui

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; Parc Architectes e Atelier Georges (paisagista), que foi um dos vencedores do “Inventons la Metropole”.

Trata-se de “edifício paisagem” destinado à pesquisa Biomimética. Segundo os autores “O biomimetismo tem como propósito observar e se inspirar da natureza para desenvolver novas tecnologias e materiais mais respeitosos ao meio ambiente. Desde sua concepção, o ECOTONE é biomimético.”

ecotone triptyque

 

Será o maior edifício em madeira da Europa e assim um marco emblemático mundial para o setor de sustentabilidade nas cidades. Em plena crise ecológica mundial, ele se tornará um simbolo da cidade de Paris e seu engajamento ecológico.

Relacionado: Edifício verde em São paulo terá estrutura de madeira de reflorestamento certificada

O ECOTONE representa uma acentuação do relevo natural, já que o edifício foi projetado para ser escalonado, contendo diversos, terraços e pátios para iluminar as áreas internas, entre duas colinas híbridas que acolhem arvores e plantas integradas ao prédio.

A arquitetura, inspirada na natureza que constrói com grandes qualidades estruturais, térmicas e perfeita funcionalidade, foi um ponto de referência crucial para o projeto.

 

O terreno tem localização excepcional, situado na entrada sul da metrópole, com vista privilegiada para a cidade de Paris e seus monumentos. Além de ter fácil acesso pelo transporte metropolitano (autoestrada A6, RER B, futura linhas 14 e 15 do Grand Paris Express), está no centro de um importante “cluster” de saúde e economia numérica.

 

 

Sobre a competição Inventons la Métropole

Foi a maior competição internacional de planejamento e urbanismo na Europa. O concurso faz parte do projeto chamado Grand Paris que visa potencializar a região e aumentar a acessibilidade e o transporte ao redor de Paris.

Uma iniciativa  para construir uma metrópole em conjunto, mais flexível, inovadora, sustentável e solidária, oferecendo a perspectiva de novos ambientes urbanos e econômicos, em seu potencial de inovação.

Os vários projetos urbanos iniciados nesse contexto contribuirão para colocar a área da Grande Paris no coração da mais avançada geração de modelos urbanos no mundo, incentivando o surgimento de diversas abordagens inovadoras e a criação de valor econômico, social e cultural.

Esta iniciativa oferece aos envolvidos na invenção da cidade, a possibilidade de colocar em evidência os territórios que demonstram sua experiência. Convida-os a explorar plenamente o potencial que possui e a mergulhar-se nos muitos domínios que caracterizam e enriquecem uma metrópole global.

ALGUNS DADOS:

– 55 lugares selecionados pelos prefeitos da metropole da Grande Paris
– 153 turmas de finalistas
– 51 projetos selecionados
– o programa apresenta: centro de lazer, esporte, cultura, natureza; valorizando espaços com um forte potencial de desenvolvimento e oportunidades.
– a Metrópole vai ganhar 13 hectares de espaços verde
– Representa 7,2 bilhões de euros de investimentos privados.
– 65 500 empregados para as obras durante 7 anos
– os programas vão receber 53 900 empregados em 86.700 m2 de novos edifícios corporativos

 

Veja o vídeo do projeto ECOTONE:

 

Fonte e Imagens: Triptyque



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *