O maior jardim vertical do mundo no coração de Bogotá tem 85.000 plantas

15/05/2017 por Redação SustentArqui

O maior jardim vertical do mundo floresceu com 85.000 plantas no coração de Bogotá, na Colômbia.

O edifício Santalaia é completamente coberto com uma exuberante camada de plantas, distribuídas em 3.100 metros quadrados.

 

Relacionado: Veja o maior jardim vertical da Europa

Os arquitetos responsáveis pelo projeto do edifício são da Exacta Proyecto Total, mas o planejamento e a instalação dos jardins verticais foi executado pela experiente empresa de paisagismo colombiana, a Groncol, que usou a tecnologia da empresa espanhola Paisajismo Urbano.

maior jardim vertical do mundo

Um jardim vertical deste tamanho pode produzir oxigênio suficiente para mais de 3.100 pessoas a cada ano, processar 1.708 quilos de metais pesados, filtrar mais de 2.000 toneladas de gases nocivos e capturar mais de 881 quilos de poeira da poluição.

Conheça as vantagens dos jardins verticais.

maior jardim vertical do mundo em Bogotá

O jardim vertical foi concluído em 2015 após mais de um ano de planejamento.

maior jardim vertical do mundo em Bogotá
maior jardim vertical do mundo em Bogotá

Sistema F + P de jardins verticais

O sistema F + P, patenteado por Ignacio Solano, da empresa Paisajismo Urbano possui quatro camadas.

A primeira é composta por uma estrutura de metal, sobre a qual painéis à prova de água são fixados, formando a segunda camada. Nesses painéis são fixados uma camada dupla de material têxtil sintético, e a última camada é a vegetação.

Esta disposição em camadas, cria uma estrutura muito leve, com um peso médio de 35 kg / m2. Uma vez que as plantas são colocadas na estrutura, este sistema promove o seu crescimento sem que estas entrem em contacto com a fachada, sem perigo de o enraizamento danificar o edifício.

Otimização do consumo de água

Um dos maiores desafios foi pensar em como reduzir o consumo de água para a rega. Para isso, a escolha de plantas nativas foi fundamental, além da instalação de um eficiente sistema de irrigação automatizado.

O sistema conta com 42 setores, uma estação de tratamento de água que recicla o excesso de irrigação, a água da chuva e água cinza do edifício e ainda possui sensores que detectam a humidade e a radiação solar para programar a rega e otimizar o consumo de água.

Veja o vídeo – O maior jardim vertical do mundo:

Fonte: Inhabitat e Ecoinventos
Fotos: Paisajismo Urbano e Groncol



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *