Móveis sustentáveis feitos com o lixo plástico dos canais de Amsterdã

18/06/2018 por Redação SustentArqui

Já pensou em pescar a matéria prima de seu novo móvel? Essa é a solução proposta pela organização holandesa Plastic Whale em parceria com fabricante Vepa para produzir móveis sustentáveis.

A ideia é solucionar o acúmulo de lixo plástico nos canais de Amsterdã, assim como em mares e rios em todo o mundo, além de diminuir a utilização de materiais virgens para a fabricação de novos móveis , o que poderia resultar ainda mais poluição.

Relacionado: Holandês reaproveita sucata e cria móveis novos para sua casa 

Para se ter uma ideia do problema, somente este ano, outros 8 bilhões de quilos de resíduos plásticos entrarão nos rios, lagos e oceanos do mundo, criando um risco para a vida marinha e para os seres humanos.

A inspiração por trás do projeto é o habitante mais impressionante dos oceanos, a baleia.

Fisicamente único, digno e gracioso em seus movimentos, esta criatura inspiradora também simboliza o desafio que estamos enfrentando. É enorme e ainda extremamente vulnerável a danos ambientais. Assim como os mares que são sua casa.



“Nossa missão é criar valor econômico a partir do resíduo do plástico envolvendo o máximo de pessoas possíveis”, afirma Marius Smit, fundador da organização.

móveis sustentáveis lixo plástico Amsterdã

 

Design Circular

A mobília da Plastic Whale segue os princípios do design circular. Assim, além do plástico reciclado do Canal de Amsterdã, também são utilizados de maneira otimizada outros resíduos da fábrica da Vepa, incluindo aço reciclado e tecidos residuais para o amortecimento da cadeira.

Nada é desperdiçado. No final do seu ciclo de vida, a empresa recolhe os móveis sustentáveis feitos com o lixo dos rios, e pagam por isso! Porque a matéria-prima será utilizada em novos produtos.

móveis sustentáveis lixo plástico Amsterdã

Os móveis são desenhados um escritório especializado em design sustentável. O mobiliário é montado de tal forma que, no final da sua vida, pode ser facilmente desmontado para reutilização ou para produzir matérias-primas novas.

Parte da receita das vendas será investida em iniciativas ao redor do mundo que lidam com o problema gerado pela poluição do plástico.

Veja o vídeo explicativo do projeto:

Fotos: Plastic Whale



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *