Primeiro edifício LEED V4 do Brasil utiliza princípios da arquitetura bioclimática

17/05/2017 por Juliana Rangel

O Primeiro edifício LEED V4 do Brasil está localizado em Governador Valadares (MG) e foi projetado para reduzir o uso de energia em 88% e o consumo de água em 74%.

Para que o edifício tivesse o bom desempenho energético, diminuindo o consumo de energia elétrica, a primeira ação de projeto foi tentar reduzir ao máximo a demanda. Para isso, priorizou-se as estratégias da Arquitetura Bioclimática.

Para os autores do projeto, os arquitetos da empresa Lar Verde Lar, o grande desafio foi criar um edifício eficiente utilizando sistemas construtivos simples, disponíveis na região e de custo acessível à empresa e ao mercado local.

Foram utilizadas técnicas da arquitetura brasileira com adaptações ao clima local; como o uso de brises e cobogós.

Primeiro edifício LEED V4 do Brasil
.
edifício sustentável em BH
.

Algumas estratégias sustentáveis utilizadas no Primeiro edifício LEED V4 do Brasil:

Projeto Integrado: O projeto foi concebido seguindo a metodologia do Processo Integrado, definido pelo padrão ANSI Consensus National Standard Guide 2012. Por meio desta metodologia a Equipe de Projetos iniciou suas atividades em conjunto, desde a concepção.

Ventilação Natural:  Foi utilizada ventilação cruzada nos ambientes com ocupação prolongada e
ventilação por efeito chaminé no centro do edifício.

– Energia Renovável:  Foi utilizado um conjunto de 8 placas fotovoltaicas com uma redução de 65% do consumo de energia proveniente da concessionária. Também conta com um sistema de aquecimento solar de água,

– Iluminação Eficiente: Além do uso otimizado da luz natural, o projeto luminotécnico conta com 100% de lâmpadas LED. Para evitar desperdícios de energia também estão previstos controles para acionamento e desligamento automáticos das lâmpadas.

– Uso Racional da Água: O projeto contemplou a captação de água de chuva para abastecer os vasos sanitários e a irrigação, além do uso de louças e metais de baixo consumo. Para o paisagismo foram escolhidas espécies vegetais que necessitam de pouca água, além da utilização de sistema de irrigação por gotejamento

Materiais SustentáveisA Equipe de Projetos procurou no mercado fabricantes de materiais que possuem algum apelo de sustentabilidade.

– Gestão de Resíduos:  94% dos resíduos da obra foram reutilizados ou reciclados. Para o período de ocupação e operação do edifício existe um procedimento para gestão dos resíduos

– Telhado verde com horta urbana.

Primeiro edifício no Brasil a receber a certificação LEEDv4 horta
telhado verde
edifício no Brasil certificação LEED V4
.

O Espaço LarVerdeLar obteve a certificação LEED v4 BD+C nível Gold com o somatório de 60 pontos alcançados pelo cumprimento de requisitos de sustentabilidade, organizados em nove categorias.

Saiba mais sobre a certificação LEEDv4

Na prática, investir em uma edificação certificada pela LEED v4 BD + C promove a melhora na segurança e saúde dos usuários, além do consequente aumento no conforto e bem-estar de quem lá vive. Para as empresas, estudos apontam aumento da produtividade entre os colaboradores, inclusão social e aumento do senso de comunidade, entre outros benefícios.

Para os investidores, a certificação agrega valor ao imóvel e a marca do empreendimento, além da consequente diminuição dos custos operacionais e de manutenção.

Primeiro edifício no Brasil a receber a certificação LEED V4
energia solar

No Primeiro edifício LEED V4 do Brasil, fica o Espaço LarVerdeLar, que abriga a sede da Controle, empresa líder de combate de pragas urbanas na região, e já ocupa os ambientes sem precisar do uso de ar-condicionado para seus funcionários trabalharem em uma temperatura agradável.

Fonte e fotos: Lar Verde lar



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *