Rambla de Sants: Jardim suspenso em Barcelona

07/03/2017 por Cristiane Nunes

A Rambla de Sants é um jardim suspenso que abriga seis linhas de trem e duas de metrô; com a revitalização urbana criou espaços verdes para catalães e turistas.

No século passado, várias indústrias foram atraídas para o bairro de Sants em Barcelona. Desde a construção das linhas férreas o local sofria por ser dividido em duas partes, separadas por uma largura de 30 metros, ao longo de uma extensão de quase um quilômetro.

Rambla de Sants

Nos anos 80, a prefeitura começou a derrubar extintos edifícios industriais no bairro para criar parques públicos no entrono. Um bom exemplo é o Parc de Joan Miró (Parc de I’Excorxador). O local onde era um antigo matadouro, foi inaugurado em 1983, com uma escultura em destaque do artista catalão Miró.



Em 2002, o governo decidiu lançar um projeto de renovação urbana para o sistema ferroviário de Sants. Com isso marcou o início de um processo complexo, acompanhado de três administrações públicas e associação dos vizinhos do bairro.

Rambla de Sants

Os arquitetos responsáveis pelo projeto foram Sergi Godia e Ana Molino. Godia com uma vasta experiência em espaços públicos, se preocupou em criar uma estrutura de grande dimensão, leve, transparente e compatível com o entorno.

A cobertura seria transformada em um caminho verde que se estenderia para os municípios vizinhos de Hospitalet, Esplugues e Cornellà, criando um grande “cinturão verde” de 5 km.

jardim suspenso em barcelona

Rambla de Sants

Descartada a possibilidade de mover as linhas para o subsolo, devido a condições técnicas e econômicas, a Rambla de Sants toma forma com caixas de concreto pré-fabricadas, em uma estrutura de treliça, lembrando antigas pontes de trem.  Os triângulos das caixas são preenchidos com vegetação e com vidro, que reduz o ruído, aos imóveis mais próximos.

Diferente dos parques que revitalizaram antigas linhas férreas em desuso, como o High Line em Nova Iorque e Promenade Plantée em Paris, a Rambla de Sants inclui um corredor de oito linhas férreas em uso, coberta com um jardim suspenso.

Rambla de Sants

Rambla de Sants

As coberturas em comparação ao nível das ruas circundantes, variam com altura entre 4 a 12 metros, criando três inclinações verdes, que servem de junção no sistema de acesso, com 2 rampas com acessibilidade natural aos pedestres. Incorporam também para o acesso 5 elevadores, 3 escadas e 4 escadas rolantes.



Nas grandes pérgolas foram instalados painéis fotovoltaicos para atender o consumo de energia com iluminação LED, além de gerar sombra.

Rambla de SantsRambla de Sants

Em 2012 foi entregue a primeira parte com as estruturas pré-fabricadas. No segundo semestre do ano passado, foi concluído toda a parte de jardim suspenso.

A terceira parte é a mais complicada, pois envolve desapropriação de imóveis comerciais e residenciais. Quando concluída totalizará uma área de jardim suspenso com 31.300 metros quadrados.

Rambla de Sants

A Rambla de Sants possui mais de 160 árvores e 85.000 plantas e arbustos. O complexo fornece um espaço urbano de 20.000 metros quadrados de jardim suspenso, em uma área de 48.400 metros quadrados.

O cenário de hoje é muito diferente de antes, onde o local era uma área muito congestionada, com caos urbano em termos de poluição acústica.

Fotos: Adrià Goula Sardà



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *