10 pontes para ciclistas e pedestres

Rio de Janeiro 11/05/2016 | 19:40 - Por: Sthéfany Alves

10 pontes para ciclistas e pedestres ao redor do mundo

ponte para ciclistas e pedestres

Trocar o carro pela bicicleta ou pela caminhada já tem sido uma realidade incentivada em algumas cidades. Os benefícios são muitos: melhora da saúde, alívio do tráfego intenso e, sobretudo, contribuição para o meio ambiente. As ciclovias – vias exclusivas para os ciclistas – já são bastante utilizadas ao redor do mundo.

Mas o que também tem chamado a atenção são as pontes exclusivas para bicicletas e pedestres, que além de entrarem na lógica sustentável, embelezam as cidades e facilitam a vida daqueles que deixam o carro na garagem.

Pensando nisso, o SustentArqui preparou uma lista com 10 pontes para ciclistas e pedestres ao redor do mundo. Olha só:

1- Paleisbrug – Palace Bridge / Holanda

Inaugurada em 9 de maio de 2015, a Paleisbrug, além de promover o compartilhamento do espaço público para pedestres e ciclistas, possui área verde, pisos aquecidos, iluminação LED e rede wi-fi. O local, além de servir para o trânsito dos que andam a pé e de bicicleta, também possui bancos para as pessoas sentarem e apreciarem a paisagem.

Além disso, a ponte tem um sistema de captação da energia solar, que além de todos os benefícios serve para preservar o espaço, já que a energia é utilizada para derreter o gelo nos períodos de inverno.

Fotos do projeto:

pontes para pedestres e ciclistas

Fotos: Benthem Crouwel Architects/Divulgação

Fotos: Benthem Crouwel Architects/Divulgação

2-  Luchtsingel / Holanda

Também na Holanda, outra ponte chama a atenção. Moradores se uniram, através do sistema de crowfunding, para revitalizar uma área onde vias de alto tráfego foram construídas e, consequentemente, os pedestres foram esquecidos. Em apenas três meses os moradores conseguiram arrecadar 100 mil euros para o projeto.

Para que a passarela fosse feita, seriam necessárias 17,5 mil placas de madeira – cada uma delas poderia ser comprada a partir de 25 euros, por qualquer pessoa, como recompensa os doadores teriam seus nomes gravados nas placas. Além de ser útil aos pedestres, o local também se tornou fonte de entretenimento para crianças, com cama elástica e cadeira de balanço. Uma horta comunitária também foi criada na ponte, no intuito de unir a população na produção de seus próprios alimentos e passar esses costumes às crianças.

Saiba mais sobre essa ponte.

pontes para ciclistas e pedestres

pontes para ciclistas e pedestres

Fotos: Hypeness

3- Ponte circular na China

Esta ponte em Shanghai na China, está situada a cinco metros de altura em relação ao chão e é exclusiva para pedestres. A ponte foi construída em 2011 e permite que os pedestres fujam do trânsito caótico. Ela fica sobre uma rotatória, liga pontos distintos da região e proporciona uma bela vista do local.

pontes para ciclistas e pedestres

Foto: Live Journal

ponte para ciclistas e pedestres

Foto: Viktor Lakics

4- Ponte móvel Friedrich Bayer / São Paulo -SP

A ponte fica sobre o rio Pinheiros e facilita a vida de pedestres e ciclistas na passagem até a estação Santo Amaro de metrô e trens urbanos, beneficiando cerca de 15 mil moradores dos bairros próximos. Segundo dados da empresa Bayer, que patrocionou a obra, 75% dos moradores usam a ponte e, entre 2013 e 2015, cerca de 300 toneladas/ano de gás carbônico deixaram de ser emitidos por veículos automotores devido à inauguração do empreendimento.

Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte móvel Friedrich Bayer, projetada pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, foi premiada no 59º prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria “Projeto Urbano”.

Além de ser móvel, a ponte conta com uma praça e um jardim convidativos. Espera-se que, no futuro, se o Pinheiros for despoluído, o local se torne referência para observação do rio e da vista de São Paulo.

pontes para ciclistas e pedestres

Tiago Silva/ A2 Fotografia/ Fotos Públicas

5- Gateshead Millenium Bridge/ Inglaterra 

A partir da necessidade de aliar a travessia de pedestres, ciclistas, navios e não bloquear a vista para outras pontes dos arredores ou interferir nas atividades que ocorrem nos dois lados do Rio Tyne, surgiu a Gateshead Millenium Bridge. A ponte é feita de um par de arcos de aço e é uma das grandes obras de engenharia do mundo.

De modo a permitir  a travessia de pedestres e ciclistas sem impedir o tráfego fluvial,  um arco de 126m de extensão forma caminho dos pedestres e das bicicletas, o outro arco fica a um ângulo de 90 graus do primeiro, com cabos amarrados entre os dois para fornecer suporte para o estrado. Quando a ponte precisar ser movida para cima, oito motores elétricos inclinam os dois arcos como uma única estrutura rígida. Enquanto um desce, o outro sobe para atuar como um contrapeso.

pontes para ciclistas e pedestres

10 pontes para ciclistas e pedestres

Fotos: Reprodução

6- Ponte Cirkelbroen / Copenhagem – Dinamarca

Inaugurada em 2015, a ponte é uma verdadeira homenagem aos pedestres. Ela foi desenhada pelo artista Olafur Eliasson e construída com formas arredondadas. São cinco plataformas circulares interligadas, as quais conectam as pontas de um dos canais de acesso ao porto.A intenção é diminuir a distância e o tempo percorridos pelos pedestres que transitam pela área. Além de proporcionar o desfrute de uma bela vista da cidade, à noite a ponte recebe uma iluminação especial.

10 pontes para ciclistas e pedestres

pontes para ciclistas e pedestres

Fotos: Divulgação

7- Hovenring / Holanda

Em 2012, foi construída em Eindhoven, uma ponte para pedestres e ciclistas. O que antes era um cruzamento perigoso, passou a ser um lugar seguro. Grades de proteção e iluminação LED noturna contribuem para o bom funcionamento da ponte.

Saiba mais sobre essa ponte.

pontes para ciclistas e pedestres

pontes para ciclistas e pedestres

Fotos: Divulgação

8-  Ponte da Paz/ Canadá

A Ponte da Paz, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava atravessa o rio Bow em Calgary, no Canadá. Implementada pelo Conselho da cidade para promover o transporte consciente, o seu design helicoidal envolve um viaduto moderno e voltado aos ciclistas. A  ponte possui caminhos separados para ciclistas e pedestres e é completamente coberta de vidro.

santiago-calatrava-calgary-peace-bridge-2

pontes para ciclistas e pedestres

Fotos: Divulgação Santiago Calatrava / Reprodução Inhabitat

9- Ponte estaiada Don Burnett em Cupertino, na Califórnia (EUA)

Inaugurada em 2009, ela também é conhecida como ponte Mary Avenue e serve para o trânsito de pedestres e ciclistas.

pontes para pedestres e ciclistas

pontes para pedestres e ciclistas

Fotos: Reprodução site SãoPauloSão

10- Melkwegbridge em Purmerend, Holanda

Já é a quarta aparição da Holanda nesta lista, e, na verdade, o uso de bicicletas como meio de transporte no país é uma realidade cotidiana que deve ser exemplo para o resto do mundo.

A ponte Melkwegbridge atravessa a Canal Noordhollandsch para ligar o centro histórico da cidade com o distrito Weidevenne, que cresce no sudoeste. Ela é exclusiva para pedestres e ciclistas e proporciona uma bela vista do local.

Foto: Jeroen Musch

Foto: Jeroen Musch

 

Gostou? Mesmo que sua cidade ainda não tenha uma ponte para pedestres e ciclistas como essas, optar pela bicicleta ou pela caminhada é sempre vantajoso!

 

, , , , ,

Comments

10 grandes projetos de arquitetura solidária

Hoje vivemos em um mundo cheio de mazelas sociais, e por isso, é preciso boa vontade e criatividade para suprir as ...
cimento verde

Cimento verde: Pesquisas avançam na direção de um material menos poluente

Todos sabemos que o cimento é um material muito poluente, o ideal é reduzir o máximo o seu uso na construção, mas ...
ecotone triptyque

ECOTONE: projeto da Triptyque é premiado em competição internacional de planejamento urbano

ECOTONE é o mais novo projeto da Triptyque Architecture, com parceria com a Duncan Lewis-Scape Architecture; OXO; ...

Produtos Sustentáveis mais procurados

Tanque Coletor de Água de Chuva ( Cisterna Aparente )

Tanques para captação de água de chuva.

Ecofossa- sistema ecológico de tratamento de esgoto

Ecofossa é um sistema ecológico de tratamento de esgoto que maximiza ações de bactérias e não utiliza energia ...

Notícias mais acessadas

dicas para reaproveitar pallets

Dez dicas para reutilizar paletes de madeira

Afinal, o que é um pallet ou palete? Para que serve? A palavra pallet é de origem inglesa, e em português se ...
vantagens telhados verdes

Vantagens e desvantagens de um telhado verde. Veja exemplos.

Telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico, são vários nomes para esse sistema ...