Moradores constroem ponte para pedestres na Holanda via crowdfunding

30/06/2015 por Cristiane Nunes

Moradores da cidade de Roterdã, na Holanda se uniram para uma causa única, ligar o norte ao centro da cidade, construindo uma ponte para pedestres via crowdfunding.

Era uma área que precisava de revitalização, pois os pedestres tinham sido esquecidos, e no local foram construídas várias vias de alto tráfego.

ponte para pedestres na Holanda via crowfounding

O projeto inicial demoraria 30 anos para ficar pronto, além do mais, dependeria dos órgãos públicos para tomarem uma iniciativa positiva para população.



Os moradores então decidiram se unir e, em parceria com a ZUS (Zones Urbaines Sensibles) e a International Architecture Biennale Rotterdam (IABR), deram início à Luchtsingel, uma ponte colaborativa, que se tornou exemplo para o mundo inteiro, pois foi financiada via crowdfunding (financiamento coletivo).

ponte para pedestres na Holanda via crowfounding

Em apenas 3 meses os moradores conseguiram arrecadar aproximadamente 100 mil euros para iniciar o projeto.

Para completar a passarela, seriam necessárias 17,5 mil placas de madeira – cada uma delas poderia ser comprada a partir de 25 euros, por qualquer pessoa, como recompensa os doadores teriam seus nomes gravados nas placas.

PONTE HOLANDA XI

ponte para pedestres na Holanda via crowfounding

O projeto foi além de uma simples ponte para pedestre, a área também ganhou um espaço dedicado às crianças do local, que em alguns casos, não têm acesso fácil a entretenimento. As crianças ganharam uma cama elástica e um balanço.

Outra iniciativa inovadora foi a criação de uma horta comunitária no local. Próximo a área dos brinquedos foram plantadas mudas de hortaliças e verduras para que a população possa se unir também para produzir alimento, e para ensinar as crianças a importância de plantar e respeitar a natureza.

ponte para pedestres em Roterdã via crowfounding

ponte para pedestres via crowfounding

Com a revitalização, o local começou a atrair novas empresas, negócios e pessoas, além de facilitar a mobilidade dos moradores da região.

Em outras cidades, áreas abandonadas foram recuperadas de maneira colaborativa, e hoje a população ganha com espaços de conveniência, lazer e mobilidade urbana sustentável. Veja alguns exemplos:

ponte para pedestres na Holanda via crowfounding

Fonte e imagens:  Hypeness



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *