House for Trees: Uma casa para árvores no Vietnã

24/02/2015 por Cristiane Nunes

Como ocorre em diversas cidades que crescem sem planejamento urbano, a rápida urbanização começou se alastrar sobre as florestas tropicais no Vietnã. Com o excesso do tráfego diário e da poluição do ar, resultaram em áreas urbanas sem conexão com a natureza.

A “House for Trees” – casa para árvores – está localizada na maior cidade do Vietnã, Ho Chi Minh City, numa das áreas mais densas, que possui apenas 0,25% de área total de vegetação.

 

O objetivo do projeto, do estúdio vietnamita  Vo Trong Nghia Architects, foi trazer o espaço verde para cidade, com árvores tropicais. A idea a principio foi pensada em ser multiplicada a um grande número de casas no futuro.

Relacionado: Conheça a Universidade Verde projetada pelo Vo Trong Nghia Architects

Casa para árvores
Imagem: Hiroyuki Oki
casa para árvores
Imagem: Hiroyuki Oki

O projeto constitui de cinco caixas independentes de concreto, em torno de um pátio central. Na parte superior das caixas, são canteiros com árvores de raízes pequenas e na parte inferior serve como retenção de água da chuva, ajudando a combater as grandes enchentes que a cidade sofre.

casa para árvores
Imagem: Hiroyuki Oki

Para reduzir custos e emissões de carbono, foram utilizados materiais regionais. As paredes possuem um vão de 10 cm, uma espécie de câmera de ar, que garante o isolamento térmico.

São revestidas internamente de tijolo artesanal à vista, e as paredes externas com bambu, dando forma à textura das fachadas. Portas de vidro viradas para o pátio, permitem a entrada de luz e ventilação natural no interior do ambiente.

casa para árvores
Corte esquemático. 5- Biblioteca, 9- Sala do altar, 11- Dormitório

A “House for Trees” teve um orçamento total de US$156 mil, e recebeu recentemente o prêmio AR House 2014.

Casa para árvores - house-for-trees-vo-trong-nghia-architects
Imagem: Hiroyuki Oki

 

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *