10 casas sustentáveis no Brasil inspiradoras
Já apresentamos aqui uma matéria com 3 casas sustentáveis no Brasil, mas exemplos de uma arquitetura mais consciente no setor residencial não param de crescer no país. Por isso decidimos destacar mais 10 projetos inspiradores.
Veja projetos de 10 casas sustentáveis no Brasil:
1- Projeto responsável: inspiração e exemplo de bioarquitetura (Atibaia- SP)
O Projeto responsável é uma residência localizada em Atibaia/SP, desenvolvida pelo arquiteto Michel Habib. Tem esse nome por terem sidos adotados sistemas construtivos ecologicamente corretos, ricos culturalmente e com atitudes socialmente justas.
Várias técnicas construtivas de bioarquitetura foram aplicadas na casa; como taipa de pilão, pau a pique com ripados de bambu, adobe e reboco de terra e cal. Saiba mais
2- Casa de bambu (Niterói – RJ)
O projeto é assinado pela a arquiteta Celina Llerena, diretora da Ebiobambu (Escola de Bioarquitetura e Centro de Pesquisa e Tecnologia Experimental em Bambu). Ela escolheu o bambu por ser um material ecologicamente correto.
Além de ser ecológico, o projeto é versátil e de baixo custo. A fundação da casa foi feita com manilhas, preenchidas com concreto ciclópico (ou fundo de pedra amassada) e vigas pré-moldadas, que sustentam a laje de piso.
Utilizou, ainda, outros materiais, como as pedras para revestimento de uma das fachadas laterais, e o eucalipto para a rampa de acesso – material especificado por ser mais resistente a intempéries. Saiba mais
3- Casa 88°premiada (Boa Vista- SP)
Localizada no condomínio residencial Fazenda Boa Vista, em SP, a casa segue as premissas da sustentabilidade em todo o seu ciclo de vida. Integra conhecimento e inovação tecnológica aos aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais.
O projeto é uma referência para casas sustentáveis no Brasil e por isso recebeu o Prêmio Saint Gobain na categoria PROFISSIONAL – MODALIDADE RESIDENCIAL 2015. A autoria é do Atelier O´Reilly Architecture & Partners. (Veja as Estratégias Sustentáveis da Casa 88°)
4- Casa HLC ( São Paulo – SP)
Esta casa localizada próxima ao parque Ibirapuera, um dos últimos pulmões de São Paulo. Segundo a autora do projeto, a arquiteta Kika Camasmie, o terreno foi rigorosamente estudado antes da aquisição, para que ficasse em local próximo do trabalho dos proprietários e perto de três das principais avenidas da cidade.
O conceito arquitetônico se baseia em três elementos principais: vegetação, para controlar o microclima, ajudar na permeabilidade do terreno e promover a biodiversidade; pinus, por ser uma madeira de ciclo de renovação rápida e o branco, para refletir a radiação solar incidente e ajudar no conforto térmico da casa e redução dos efeitos de “ilhas de calor”.
A casa recebeu a certificação Referencial GBC Casa. Saiba mais
5- Casa com medidas sustentáveis em um condomínio residencial (Goiânia – GO)
Nesta casa localizada em um condomínio residencial em Goiânia, utilizou-se diversas medidas sustentáveis, que vão desde o uso de energia solar até a confecção de mobiliário ecológico.
A arquiteta Luana Lousa de Almeida projetou a sua própria residência com a intenção de promover uma arquitetura viva, saudável e permacultural.
A estrutura é de concreto mas na vedação e nas paredes internas utilizou-se a alvenaria de taipa e adobe, que garantem um excelente isolamento térmico e acústico. Além disso, segundo a arquiteta, o material é altamente biocompatível, ou seja, o corpo humano tem identidade com este material, já que temos componentes em comum. (veja algumas medidas sustentáveis adotadas na casa)
6- Casa sustentável de baixo custo (Campo Grande – MS)
O projeto da casa sustentável é de autoria do arquiteto espanhol Eugen Fudulu e do brasileiro Kleber Karru, em parceria com o laboratório europeu Open MS.
A construção é toda baseada na nanotecnologia, sem desperdiçar qualquer tipo de material e com apenas 4 funcionários para erguê-la em menos de uma semana.
Com foco no aproveitamento de água, ar e energia, a construção ainda tem um purificador instalado que é capaz de filtrar a água antes que ela chegue na torneira da residência. Além de estrutura para teto solar e aparelho de ar, que retira todas as bactérias do ambiente. A construção resiste a tremores sísmicos e ventos de até 300 km/h.
7- Primeira certificação do Referencial GBC Casa (Maresias-SP)
Localizada em um terreno em frente à praia de Maresias, em São Paulo, foi a primeira residência a receber a certificação do Referencial GBC Casa.
A casa Vila Maresias ergueu-se em apenas oito meses graças à tecnologia dos Painéis de Argamassa Armada com miolo de Poliestireno Expandido (EPS). O material possui um excelente isolamento térmico e acústico, fundamentais para se proteger das ações climáticas da região.
A residência conseguiu reduzir em 37% seu consumo energético com a instalação de 12 placas fotovoltaicas e painéis de aquecimento de água na cobertura.
Além disso, foram implantadas diversas medidas de redução de consumos durante a obra, como captação pluvial e treinamentos aos operários e funcionários.
8- Primeira residência certificada no Brasil LEED FOR HOMES (Campinas-SP)
A residência fica em um condomínio fechado na cidade de Campinas, SP, e recebeu a Certificação LEED FOR HOMES Prata.
O proprietário Roberto procurou a arquiteta Teresa D’Ávila para desenvolver o projeto da sua casa, já com algumas premissas a serem aplicadas como: armazenar água de chuva, reaproveitar as águas cinzas e utilizar eletrodomésticos com tecnologia “Inverter”. Saiba mais
9- Casa em Mato Grosso recebe a etiqueta PBE-Edifica (Sinop-MT)
A casa projetada pela empresa Personnalité Arquitetura conta com um sistema de aquecimento de água composto por aquecedor solar e, utilização de ventilação natural, iluminação natural, uso racional de água e refrigeradores, além de receber 34 Painéis Solares Fotovoltaicos.
10 – Casa de Terra ( Ubatuba-SP )
A casa é um modelo da empresa Casa de terra, formada pelos sócios arquitetos Elena Caldini, Marcelo Bueno e Marina Matulja. Eles desenvolvem tipologias habitacionais básicas que incluem vários sistemas verdes economicamente viáveis,
O principal material utilizado nos projetos é o eucalipto autoclavado. Mas os módulos apresentam uma diversidade de técnicas da bioarquitetura como a taipa e o pau-a-pique.
Os modelos de casas incluem equipamentos verdes que permitem uma independência das residências em relação aos sistemas convencionais de captação. Saiba mais
Conhece mais exemplo de casas sustentáveis no Brasil? Compartilhe as informações nos comentários.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários
Seria legal sim podem incluindo a nossa casa de bioconstrução no site: https://ecocaminhos.com/br/bioconstrucao-construcao-sustentavel-brasil/. De verdade temos mais 2 projetos de bioconstrução em andamento.
Pingback: Sugestões de temas para TCC de Arquitetura e Urbanismo – Dr. Jorge
Parabéns
Pingback: Sugestões de temas para TCC de Arquitetura e Urbanismo - TCC Suporte
Pingback: Sugestões de temas para TCC de Arquitetura e Urbanismo – TCC Suporte
Pingback: Sugestões de temas para TCC de Arquitetura e Urbanismo - TCC Suporte