3D Housing 5: impressão 3D na Semana de Design de Milão
A Semana de Design de Milão de 2018 começou e as novidades já estão sendo exibidas no Salão e nas ruas da cidade italiana. Um dos destaques é a 3D Housing 5, apresentada pelo escritório CLS Architetti, em parceria com a Italcementi, a Arup e a Cybe. na Piazza Cesare Beccaria.
Liderado pelo conceituado arquiteto Massimiliano Locatelli, o projeto é uma pesquisa sobre as possibilidades oferecidas pela impressão 3D no campo da arquitetura sustentável, respondendo à revolução cada vez mais urgente no mundo da habitação.
Relacionado: Startup brasileira quer fazer moradias com impressão em 3D de baixo custo
A 3D Housing 5 trata-se de uma casa com sala de jantar, um quarto, uma cozinha, um banheiro e um jardim urbano na cobertura. Os interiores aliam a herança do design italiano com atenção aos detalhes e à inovação tecnológica da impressão 3D.
O projeto da 3D Housing 5 gira em torno de cinco princípios: CRIATIVIDADE, SUSTENTABILIDADE, FLEXIBILIDADE, ACESSIBILIDADE, RAPIDEZ e está em constante diálogo com o contexto, enfrentando mudanças econômicas, humanas, sociais e de produção do mundo contemporâneo.
O arquiteto contou recentemente a Ellie Stathaki ao Wallpaper:”Minha visão era integrar formas novas e mais orgânicas nas paisagens circundantes ou na arquitetura urbana … . A oportunidade é ser protagonista de uma nova revolução na arquitetura.”
Perguntado onde imaginaria esta casa sendo construída no futuro, disse: “ Em todo lugar e em qualquer lugar, até na lua.”
A 3D Housing 5 foi construída com a impressora Cybe mobile 3D, com a argamassa Cybe, desenvolvida especificamente para impressão 3D.
Isto traz algumas características muito convenientes em comparação com, por exemplo, o cimento portland. Por exemplo, o material é colocado e em 5 minutos e em 1 hora atinge a resistência estrutural. Além disso, o tempo de desidratação é de apenas 24 horas em comparação com 28 dias com concreto tradicional.
A estratificação do concreto gera um padrão, uma superfície na qual plantas trepadeiras podem crescer espontaneamente, atingindo o telhado que se torna um jardim urbano.
A 3D Housing 5 é composta de 35 módulos que foram impressos em 60 a 90 minutos; no final a casa foi impressa em apenas 48 horas.
Após o evento a edificação será movida da praça para uma nova localização .
Os interiores foram projetados com referência aos arquétipos do passado, em um diálogo com a linguagem 3d.
O concreto – o material básico de construção – é justaposto com materiais igualmente fortes e atemporais: o latão dos caixilhos das janelas, o mármore dos equipamentos de banho, o gesso alisado como um dos acabamentos de parede possíveis e as folhas de latão polido para um cozinha industrial.
O projeto vem do desejo de pensar sobre o nosso futuro, para melhorar a qualidade de vida através da revolução da tecnologia.
Será mesmo a impressão 3D o futuro da construção? Será que vai resolver o problema do deficit de moradias? Será que essa transição será sustentável, pensando no emprego de milhares de trabalhadores que dependem desse setor? Esperamos que sim!
Fonte: TreeHugger e Wallpaper
Fotos: CLS Architetti
Posts mais vistos
Comentários
3D Housing 5: impressão 3D na Semana de Design de Milão – SustentArqui
wjphwmbhr http://www.go5fg30zc9g76bw23829ikwmp1ah4111s.org/
awjphwmbhr
[url=http://www.go5fg30zc9g76bw23829ikwmp1ah4111s.org/]uwjphwmbhr[/url]