Startup brasileira quer fazer moradias com impressão em 3D de baixo custo

16/11/2016 por Redação SustentArqui

A Urban 3D é uma startup idealizada por uma jovem empreendedora brasileira que pretende solucionar o problema da falta de habitação no mundo, construindo moradias com impressão em 3D de maneira mais rápida, barata e sustentável.

Com apenas 23 anos a CEO da Urban3D, Anielle Guedes, tem um currículo extenso. Aos 12 anos foi tradutora da anistia internacional, iniciou sua primeira graduação em física aos 17 anos e depois Economia pela Universidade de São Paulo.

Já fez 3 pós-graduações, trabalhou na maior incubadora de spin-offs científicas da América Latina, onde participou da fundação de três startups, e palestrou em mais de 14 países em organizações como ONU, G20, Banco Mundial e diversas prefeituras. 

Além disso esta entre os 30 jovens mais talentosos abaixo de 30 anos da Revista Forbes 2016, recebeu premio do MIT entre os jovens inovadores mundiais, cursou Singularity Universtiy, no NASA AMES, na Califórnia e é embaixadora do Women@TheFrontier no Brasil.

Anielle fundou a Urban3D em 2015, e pretende fabricar moradias com impressão em 3D, reduzindo o custo e tempo de construção a 10% dos números atuais e sem gerar resíduos.

A empresa pretende mudar os processos de construção atuais, que são lentos e suscetíveis a falhas, trazendo esta indústria para o século XXI, digitalizando e automatizando a construção, com uma tecnologia inovadora, que alia robótica e impressão 3D.

A fabricação digital é a tecnologia central e por isso a impressão 3D desempenha um papel essencial na atualização tecnológica o que permitirá que a indústria seja mais eficiente, mais rápida, mais barata, mais limpa e, principalmente mais acessível a todos.

moradias com impressão em 3d
Imagem da fábrica automatizada de concreto da Urban 3D (Divulgação)

O primeiro produto da startup é um novo tipo de concreto feito com compostos reciclados, que mantém suas propriedades estruturais e é 30% mais barato, podendo variar devido ao transporte, logística e outros custos operacionais.

Anielle além de ser fundadora da Urban 3D, participa de outra startup, a CIS – Connected Information Services, que desenvolve aplicativos de mobilidade urbana,como por exemplo o “Ônibus ao Vivo“, que fornece informações em tempo real sobre as linhas de ônibus da capital de São paulo.

moradias com impressão em 3D
Foto reprodução Instagram



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *