Cariocas transformam lixo plástico em material para design e arquitetura

28/10/2022 por Redação SustentArqui

A UmMundo é uma empresa carioca baseada nos princípios da Economia Circular que atua na transformação de plástico pós consumo em matéria prima para Arte, Design e Arquitetura.

Eles trabalham no laboratório localizado na Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente – Coopama, Cooperativa de catadores de material reciclado com mais de 17 anos de experiência na gestão de resíduos na cidade do Rio de janeiro, onde desenvolvem e implementam tecnologias de reinserção dos resíduos plásticos na cadeia produtiva.

A missão da empresa é ressignificar o modo como nossa sociedade lida com os resíduos sólidos. Onde muito veem lixo, eles enxergam riqueza.

Pla.Ca – Plástico dos Catadores

A Pla.Ca – Plástico dos Catadores – é um material 100% reciclado, desenvolvido a partir de embalagens plásticas pós-consumo coletadas, triadas, trituradas e limpas por cooperativas de reciclagem do Rio de Janeiro.

Ela pode substituir diferentes materiais, como pedras, madeiras, cerâmicas, entre outros em uma grande diversidade de aplicações. São resistentes a umidade, não mofam e podem ser facilmente trabalhadas com técnicas tradicionais de marcenaria.

As Pla.Cas se mostram uma solução viável para evitar a destinação inadequada das embalagens plásticas e suas consequências ambientais, como poluição das águas, impacto na fauna, entre tantos outros danos a natureza decorrentes de nosso modelo linear de produção e consumo.

Nelas, embalagens de uso único são transformadas em bens duráveis compatíveis com o tempo de vida dos plásticos de séculos durabilidade.

As Pla.Cas possuem as dimensões de 90cm de comprimento e 70cm de largura (0,63 m²), e podem ser produzidas com diferentes espessuras, a depender de sua aplicação, possuindo cinco espessuras padrão: 4mm, 6mm, 9mm, 12mm e 16mm. Apresentam textura lisa e podem ser produzidas em diferentes cores e superfícies.

Os testes de resistência, realizados no Instituo Nacional de Tecnologia (INT), demonstram que as Placas possuem resistência similar à maioria dos aglomerados de madeira convencionais, sendo indicada a escolha da espessura de acordo com a aplicação desejada.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *