6 exemplos de telhados verdes em Chicago
Chicago tornou-se uma das metrópoles pioneiras nos Estados Unidos e na América, ao adotar a política do telhado verde. As lajes de concreto deram lugar à vegetação.
Como em muitas áreas urbanas, Chicago também é vítima de algo chamado, efeito de ilha de calor urbana. Para atenuar este efeito, a prefeitura decidiu incentivar a criação de jardins nas alturas nos prédios. Após essa iniciativa a cidade foi mapeada através de imagens de satélite, para fornecer informações de localização e área dos telhados existentes.
Os resultados da análise incluem a contagem geral dos telhados, a sua metragem quadrada total, e o que é necessário para escolha das espécies.
São vários os benefícios da cobertura vegetal nos tetos dos edifícios, como por exemplo; redução de temperatura interna, redução do barulho, diminuição nos gastos de energia, escoamento de água das chuvas, redução nas emissões de carbono no ar, e redução das ilhas de calor.
Selecionamos 6 exemplos de telhados verdes em Chicago, exemplos que deveriam ser copiados no mundo todo:
1. City Hall
Sede da prefeitura de Chicago, o edifício City Hall foi o primeiro a ser escolhido para medir o impacto dos telhados verdes. Composto por 20.000 plantas de mais de 150 espécies, inclui arbustos, cipós e até árvores.
2. Clare Tower
Localizado no 9º andar, este telhado com 700m², pertence a uma comunidade de aposentados. O jardim criou um rspaço ao ar livre acessível a todos os moradores.
3. Morningstar Corporation
No coração da cidade, este jardim com 325m², está no 7º andar de uma empresa de investimento, possui árvores e serve como área de descanso no intervalo para o almoço.
4. 900 Michigan Avenue
Um primeiro jardim foi instalado sobre a garagem pela política de telhados verdes da cidade, depois que os condôminos perceberam que o verde estava atraindo lojistas, construíram mais dois jardins sobre os escritórios.
5. Gary Comer Youth Center
Neste edifício o telhado verde funciona como uma fazenda urbana que produz várias espécies de fruta e vegetais orgânicos. Também possui energia solar, e uma sala de aula ao ar livre para os alunos com atividades extracurriculares, onde eles aprendem sobre sustentabilidade ambiental e os benefícios nutricionais dos produtos frescos.
6. Millennium Park
Com 9,7 hectares, é o maior telhado verde do mundo. Foi feito na recuperação de um pátio de manobra de trens.
Os telhados verdes em Chicago resultaram em uma grande mudança na cidade.
Mas pequenas mudanças nos hábitos dos cidadãos, assim como desligar as luzes de aparelhos quando não utilizados, fechar a torneira ao escovar os dentes, aproveitara água de chuva, podem ajudar muito.
Se metade da população desse esses pequenos passos iríamos reduzir cada vez mais a emissões de CO2.
Mais informações no site: http://www.cityofchicago.org/city/en/depts/dcd/supp_info/chicago_green_roofs.html
Fonte: Pbs.org
Imagens: Hoerr Schaudt Landscape Architects
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários