Etiqueta PBE Edifica: O que é e como obter

22/05/2018 por Redação SustentArqui

Já ouviu falar na Etiqueta PBE Edifica? Aquela mesma etiqueta que classifica o consumo de energia dos eletrodomésticos e carros, também existe para edificações. Entenda como funciona e como obter.

O que é a etiqueta?

A Etiqueta é o Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho (e, em alguns casos, adicionalmente, também de segurança) estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

Dependendo do critério de desempenho avaliado, ela recebe nomes diferentes. Quando a principal informação é a eficiência energética do produto ou da edificação, por exemplo, ela se chama Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

A ENCE, Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, classifica os equipamentos, veículos e edificações em faixas coloridas, em geral de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).



O que é a Etiqueta PBE Edifica?

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica, e foi lançada em 2009.

Veja a diferença entre a Etiqueta PBE e o Selo Procel Edificações

A Etiquetagem de edificações possibilita o conhecimento do nível de eficiência energética das edificações, sendo um retrato do potencial de economia de energia daquela edificação na etapa de projeto ou na etapa de edificação construída.

Seu uso auxilia na busca e garantia de edificações mais eficientes, possibilitando o crescimento econômico do país com controle do crescimento do consumo de energia.

As etiquetas podem ser obtidas para:

– Edificações comerciais, de serviços e públicas – RTQ-C 

Etiqueta PBE Edifica
RTQ-C

O que é avaliado no RTQ-C?
– Envoltória
– Condicionamento de ar
– Iluminação

– Edificações residenciais – RTC-R, sendo estas de 3 tipos:

Etiqueta PBE Edifica
RTC-R

. unidades habitacionais autônomas (casas ou apartamentos),

. edificações multifamiliares

. e áreas de uso comum

O que é avaliado no RTQ-R?
– Envoltória
– Sistema de aquecimento de água
– Sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc. (para a última tipologia).

Consulte os manuais dos RTQs disponibilizados pelo PBE Edifica

Outras soluções que contam como bonificações 

– Racionalização da água
– Aquecimento solar de água
– Energias renováveis
– Sistemas de cogeração
– Inovações que promovam eficiência
– Elevadores

A etiqueta pode ser obtida para toda a edificação (avaliando todos os sistemas), ou de forma parcial (avaliando um ou dois sistemas).

Assista o vídeo abaixo para mais informações sobre o Etiqueta PBE Edifica:

 

Como obter a Etiqueta PBE Edifica?

Edificações novas ou existentes podem solicitar a etiqueta. O ideal é solicitar a etiqueta na fase de projeto .

A etiqueta é concedida em duas etapas: 1º – Inspeção de Projeto da Edificação e 2º- Inspeção da Edificação Construída, após a conclusão da construção do edifício.

Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído é avaliado através de inspeção in loco.

Edifícios já construídos podem ser etiquetados, no entanto, será realizada primeiramente a Inspeção de Projeto a partir do projeto as built, e depois a Inspeção do Edifício Construído.

Logo, para obter a Etiqueta PBE Edifica é necessário contatar um OIA – Organismo de Inspeção Acreditado. Os OIAs constituem-se de pessoas jurídicas, de direito público ou privado, cuja competência é reconhecida formalmente pela Cgcre – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.

Para o PBE – Programa de Eficiência Energética em Edificações, o OIA é legalmente habilitado a emitir Etiquetas, segundo o seu escopo de acreditação.

Consulte no site do Inmetro a relação de OIAs:
http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp



O BNDES abriu uma linha de crédito para MPMEs que invistam em atividades inovadoras. O objetivo é apoiar projetos tendo em vista a implantação, a modernização, o aumento da produtividade e da eficiência do setor de comércio e serviços e do Complexo Turístico Nacional. Para maiores informações, acesse aqui.

Quanto custa a Etiqueta PBE Edifica?

Para edificações comerciais, de serviços e públicas, os preços para obtenção de uma etiqueta podem variar de R$ 11.000,00 (onze mil reais) a R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), em média*.

Estes valores médios correspondem a uma etiqueta (de projeto ou de edificação construída). Cada etapa pode ser realizada com OIAs diferentes, com orçamentos diferentes.

Cabe salientar que estes valores são estimados, entretanto cada OIA apresentará seu orçamento conforme características da edificação e logística da avaliação de conformidade.

*Os preços médios supracitados correspondem à avaliação de projeto pelo método prescritivo e abrangem edificações entre 500m² e 15.000m², em média.

Obrigatoriedade

Em vários países a etiquetagem é obrigatória para todas as edificações. No Brasil, desde agosto de 2014, a Etiquetagem de Edificações tornou-se obrigatória em edifícios da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, tanto para edificações novas quanto para reforma.

Incentivos

O Banco Nacional do desenvolvimento também lançou um programa que visou financiar a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis que obtenham certificação de eficiência energética nível “A” dentro Programa de Eficiência Energética nas Edificações – PROCEL Edifica. Para maiores informações, acesse aqui

Para os consumidores, a etiquetagem torna-se uma ferramenta importante na tomada de decisão quando da compra de um imóvel, permitindo comparar os níveis de eficiência entre uma edificação e outra.

Fonte: PBE Edifica



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *