Savona, a primeira cidade certificada LEED na Europa

23/05/2018 por Redação SustentArqui

O US Green Building Council ( USGBC ) e a Green Business Certification Inc. ( GBCI ), a organização que certifica os projetos LEED globalmente, anunciaram que Savona é a primeira cidade certificada LEED na Europa. Savona obteve o nível Gold do programa USGBC LEED for Cities .

O LEED for Cities é um sistema de certificação que lida com as intervenções de planejamento, crescimento e desenvolvimento das cidades, com o objetivo de melhorar a vida dos cidadãos em todo o mundo.

O programa combina aspectos de sustentabilidade ambiental e bem-estar social com análises municipais, fazendo referência ao protocolo LEED, o sistema de certificação mais difundido no mundo para edifícios verdes.

“Estamos orgulhosos de ser a primeira cidade certificada LEED na Europa”, declarou o prefeito de Savona Ilaria Caprioglio . “Nosso compromisso é criar um ambiente urbano sustentável e resiliente e uma sociedade segura e justa. Acreditamos que o LEED for Cities é uma ferramenta útil para aumentar a conscientização sobre o desempenho efetivo e o desempenho futuro das cidades e apoiar os formuladores de políticas. “

O LEED for Cities oferece às cidades uma estrutura para medir e gerenciar o desempenho do consumo de água, uso de energia, bem-estar social, geração de resíduos e avaliação da usabilidade dos serviços de transporte público.

A política energética Savona tenciona tomar uma sugestão do modelo virtuoso da Universidade de Gênova, Campus Universitário de Savona, que desenvolveu o inteligente Microgrid Poligeração (SPM) em conjunto com o Edifício Energy Smart , um sistema inteligente que pode lidar eficientemente a energia produzida internamente, equilibrando geração e cargas, com consequente economia econômica e reduzindo o impacto ambiental do ponto de vista das emissões de CO2. São ferramentas muito importantes para os gestores municipais, que orientam sua transformação para um centro urbano de baixo impacto ambiental.



No que diz respeito ao bem-estar social, a cidade tem provado garantir segurança e saúde aos seus cidadãos, graças aos parâmetros aéreos de alta qualidade, que demonstram a ausência de condições de risco para os grupos mais vulneráveis ​​da população, implementando ações para mitigar a poluição urbana.

Além disso, a polícia local destacou que o nível de criminalidade na cidade é próximo de zero, tornando Savona uma cidade segura e habitável, sem emergências sociais específicas.

Savona, a primeira cidade certificada LEED na Europa
Savona, a primeira cidade certificada LEED na Europa

“Na visão do GBCI Europe e USGBC, dentro de uma geração, edifícios e sociedade serão capazes de regenerar e manter a saúde e a vitalidade de todos os seres vivos”, disse Kay Killmann , diretor do GBCI Europe.

“E sabemos que, para alcançar um futuro sustentável para todos, a próxima geração de construção sustentável deve se concentrar no desenvolvimento de cidades inteligentes e comunidades resilientes. Savona é agora a primeira cidade LEED na Europa e, como tal, apoia políticas de desenvolvimento em igualdade, segurança e saúde; lança plataformas interoperáveis ​​e tecnologias avançadas que melhoram o desempenho da cidade; e no planejamento urbano, gestão e desenvolvimento, leva em conta conceitos como o bem-estar social “.

Hoje, as cidades enfrentam muitos desafios: os cidadãos exigem mais transparência e informação sobre os locais onde vivem, trabalham, aprendem e brincam. Agora, mais do que nunca, os governos locais são laboratórios de inovação e estão empenhados na busca de soluções inovadoras para problemas sociais “.

As cidades que buscam a certificação LEED são avaliadas em 14 parâmetros, incluindo energia, resíduos, água, transporte, educação, saúde, segurança e equidade social.

As cidades enviam dados usando o Arc , a plataforma online que registra o desempenho e gera uma pontuação de desempenho entre 0 e 100, refletindo os resultados das estratégias adotadas.

Savona agora se junta a outras cidades certificadas pelo LEED, como Washington DC e Phoenix, no Arizona.

“A avaliação da sustentabilidade dos edifícios está dando importantes saltos em qualidade e escala”, diz Giuliano Dall’Ò , presidente do GBC Italia. “A transição de protocolos de construção para protocolos comunitários já havia começado com o protocolo LEED for Neighborhood Development.

Com o protocolo LEED for Cities, no entanto, notamos uma aceleração real e estamos realmente orgulhosos de que uma das primeiras cidades certificadas em escala mundial, e a primeira cidade européia, seja uma cidade italiana: Savona.

Um agradecimento especial vai para a prefeita Ilaria Caprioglio que, graças a sua determinação, mostrou como é possível realizar projetos que parecem impossíveis: um exemplo concreto de boa política “.

“Acredito firmemente que a sustentabilidade é o principal pilar para a construção de um novo modelo de desenvolvimento para os nossos territórios, incluindo turismo, economia verde e azul, indústrias de alta tecnologia e saúde, bem-estar e atividades. esportes “, disse o prof. Federico Delfino , Presidente da Universidade de Gênova, Campus de Savona.

“Estamos muito felizes que a cidade de Savona tenha alcançado esse reconhecimento significativo”, disse Neil Palomba , diretor administrativo da Costa Crociere. “A decisão de trabalhar de forma estruturada no desempenho ambiental e social está perfeitamente alinhada com nossa estratégia de sustentabilidade e relacionamento com o território, focada na criação de valor compartilhado. O Memorando de Entendimento assinado com a cidade, o porto de origem de Costa, segue exatamente nessa direção.

A certificação LEED® for Cities será um estímulo adicional para realizar juntos projetos que apóiem ​​o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cidade “.

Fonte: GBC Itália



COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *