10 novos edifícios sustentáveis no Brasil

29/09/2017 por Juliana Rangel

O mercado da construção verde não para de crescer no país, e os edifícios de uso comercial são os que mais receberam certificações ambientais, como o LEED, AQUA e PROCEL EDIFICA. Selecionamos alguns desses exemplos mais recentes de edifícios sustentáveis no Brasil.

10 edifícios sustentáveis no Brasil:

1 – Edifício Jacarandá – São Paulo – SP

edifícios sustentáveis no brasil
Edifício Jacarandá – SP: certificação LEED Platinum – Imagem Divulgação

O Edifício Jacarandá, projetado pelo arquiteto Carlos Bratke, é um exemplo de sustentabilidade foi o primeiro edifício comercial no Brasil a receber a certificação LEED Corel and Shell Platinum v3, em 2016. Saiba mais sobre o projeto, clicando aqui.

2-  São Paulo Corporate Towers – SP

edifícios sustentáveis no Brasil
Foto divulgação – © 2016 Ana Mello

O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Pelli Clarke Pelli Architects e a aflalo/gasperini arquitetos, que foi responsável pelo estudo de viabilidade, tropicalização e desenvolvimento técnico do projeto.


Múltiplas estratégias foram adotadas para obter a certificação LEED  CS Platinum, concedida em 2017, incluindo o desenvolvimento de fachadas de alto desempenho, sombreamento solar e estratégias de iluminação natural, gerenciamento de água e a criação de ambientes ao ar livre agradáveis.

3- Vista Guanabara – Rio de Janeiro – RJ

edifícios sustentáveis no Brasil - vista guanabara
Foto: Divulgação Vista Guanabara

Com projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura norte-americano Kohn Pedersen Fox (KPF),em parceria com o escritório nacional ARQ&URB Projetos, o edifício recebeu em 2017 a certificação LEED CS Gold.

Localizado no Porto Maravilha, uma área em revitalização na cidade do Rio de janeiro, o prédio foi concebido para oferecer a máxima eficiência energética, captação e aproveitamento da água da chuva, gerenciamento de resíduos, melhora na qualidade do ar, controle de erosão, uso de tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, além da adaptação nos serviços de limpeza, dedetização e jardinagem.

4-Edifício Forluz – Belo Horizonte – MG

edifícios sustentáveis no brasil - belo horizonte
Foto: GPA&A

Projetado pelo escritório GPA&A, o prédio adotou técnicas e produtos que reduzem em 19% o consumo de energia e em 40% o volume de água potável utilizado. Recebeu a certificação LEED CS Gold em 2015.

5-Edifícios Iguaçu 2820 – Curitiba – PR

edifícios sustentáveis no brasil Iguaçu-2820-Laguna
Imagem divulgação construtora Laguna

O edifício Iguaçu 2820 projetado pelo escritório Baggio Schiavon Arquitetura, conquistou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível Gold.


Entres as medidas de sustentabilidade adotadas no edifício estão os equipamentos e sistemas que contribuem para reduzir o consumo de água e de energia elétrica, bem como uma série de fatores que aperfeiçoa o uso do ar-condicionado.

6- Auri Plza Garten – Joinville – SC

edifícios sustentáveis no brasil -joinville
Imagem divulgação Aurinova

Projetado pela Oca Arquitetura o edifício recebeu a certificação LEED Gold. Dentre as estrátégias sustentáveis estão: uso de sistema de ar condicionado VRV, captação de água da chuva, plantio de espécies nativas, prioridade no emprego de materiais regionais e com um percentual de conteúdo reciclado em sua composição, entre outras.

7- Park Shopping Corporate – Brasília – DF

edifícios susstentáveis parkshopping-corporate

Entre as medidas tomadas para garantir a certificação LEED Gold podemos citar o descarte seletivo de resíduos, chillers com menor consumo de energia, utilização da água de chuva para irrigação dos jardins, vidros especiais que retém calor e deixam passar claridade, entre outros.

8- LC Corporate Green Tower – Fortaleza – CE

edifícios sustentáveis no brasil - fortaleza
Imagem divulgação -site LC Corporate Green tower

O prédio projetado pelo escritório Nasser Hissa Arquitetos a certificação LEED NC na categoria Silver (Prata).

O empreendimento comercial destaca-se também pelo uso de tecnologias ambientalmente responsáveis, como: vidros duplos nas esquadrias que filtram os raios UV, reduzindo o calor que vem de fora e o consumo de energia; lâmpadas de LED nas áreas comuns; sistema de ar condicionado que permite troca de ar e melhor conforto acústico e térmico nas salas. Com isso, obtém-se melhor conforto acústico e térmico, com menos oscilações de temperatura, melhor qualidade do ar, colaborando para a diminuição de problemas respiratórios por parte dos condôminos e visitantes.


9- Hangar Business Park – Salvador- BA

Hangar Business Park – Salvador – Imagem: Divulgação

O HANGAR Business Park, campus corporativo recebeu a Etiqueta de Eficiência Energética em Edifícios Comerciais PROCEL-EDIFICA. O empreendimento ganhou ao todo 16 selos, que atestam sua eficiência energética,

Projetado pelo escritório Caramelo Arquitetos Associados o complexo conta com sete torres comerciais e dois hotéis, além de um Green Mall, conectados por um cuidadoso projeto paisagístico. Todas as nove torres foram certificadas com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) A e, depois, com a etiqueta Edificação Construída para a envoltória em todos os edifícios.

10- Sinduscon – BA

Imagens: Sinduscon – BA

O edifício recebeu o Selo Ouro do IPTU Verde da prefeitura de Salvador, e foi o o primeiro empreendimento comercial da Bahia a conquistar a Certificação do Processo AQUA nas fases Realização, Programa e Concepção.

Inaugurado em 2013, foi construído visando à redução dos impactos ambientais ao longo do seu ciclo de vida, o uso racional de recursos, gestão sustentável da água e a adoção de soluções que propiciem a eficiência energética, desde da fase construtiva ao seu uso operacional final.

Conhece mais edifícios sustentáveis no Brasil? Comente o seu preferido.

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *