Passo a passo da instalação fotovoltaica
Conheça o passo a passo da instalação fotovoltaica e os procedimentos a serem feitos, seja em um imóvel comercial ou um residencial.
A energia fotovoltaica é um dos melhores investimentos para se fazer hoje em dia. Possui inúmeras vantagens, as principais são: financeira, por deixar de pagar contas de luz abusivas, e ecológica pois é uma energia extremamente limpa e inesgotável.
Atualmente a maior fonte de energia do país, são as hidrelétricas. Com a escassez de água dos rios, a conta de luz tem aumento no mínimo 8% ao ano, segundo estatísticas informadas pela ANEEL e previsões do IGPM e IRT. Já o sol é inesgotável e a energia não agride o meio ambiente.
Com a Resolução Normativa nº 687/2015, que facilitou a instalação fotovoltaica em todo país, somente o ano passado a produção distribuída – feita pelo próprio consumidor, indústria e comércio – cresceu 300% no Brasil.
Além das vantagens financeira e ecológica citadas a cima, seguem outros benefícios em uma instalação fotovoltaica:
– Economia: 100% do valor investido pode ser recuperado entre 4 e 6 anos;
– Rendimento: aplicação superior a poupança e até mesmo a Selic;
– Valorização do imóvel: destaque no mercado imobiliário, para imóveis com sistema de energia solar fotovoltaica;
– Não-polui: reduz a taxa de emissão de CO², combate o efeito estufa e os danos causados no meio ambiente;
– Fácil instalação: interfere muito pouco na instalação existente, podendo aumentar as placas conforme a demanda;
– Manutenção: mínima; praticamente não existe manutenção para o sistema instalado;
A ENGE-PRO Solar alerta para que toda instalação possua todos esses benefícios, e para não haver arrependimentos futuros, contrate sempre uma empresa séria, com qualidade técnica para que possa dimensionar, projetar e executar uma instalação perfeita, com os melhores equipamentos do mercado mundial.
Conheça o passo a passo da instalação fotovoltaica em seu imóvel:
1º) Pesquisar uma empresa especializada presente no mercado, de preferência com outras instalações concluídas, que forneça um orçamento claro, um projeto adequado e uma instalação limpa;
2º) Enviar sua conta de luz para a empresa especializada, onde ela irá analisar e dimensionar o quanto de kWp deverá ser instalado;
Na própria conta através do endereço podemos verificar a localização geográfica, tipo de telhado e quantas placas deverão ser instaladas. Com isso você terá um pré-orçamento do seu investimento.
3º) Com o pré-orçamento em mãos, examine se a viabilidade financeira é possível para realizar essa instalação;
4º) Uma vez aprovado o pré-orçamento, a empresa especializada irá realizar uma visita técnica, para examinar o local de instalação e localizar o posicionamento ideal para obter melhor eficiência na geração;
5º) Validado o orçamento e definida a instalação, será elaborado um contrato entre as partes;
6º) Contrato assinado, a empresa contratada irá realizar o projeto e elaborar toda documentação necessária de homologação e a aprovação junto a concessionária de energia local, para o acesso da mini ou microgeração geração fotovoltaica que será instalada. Pela norma da ANEEL a concessionária tem até 15 dias para a aprovação;
Observação: Nesse momento se o cliente possuir outro empreendimento, com a conta de luz no mesmo nome e CPF ou CNPJ, a geração pode alimentar as duas ou mais contas. Então caso o cliente tenha interesse, deverá ser informado a empresa contratada para que possa elaborar a documentação necessária na concessionária.
7º) Assim que aprovado o projeto na concessionária, a empresa pode começar a instalação do sistema. Serão instalados os painéis solares, string box e inversor para conectar no quadro de energia local;
8º) Depois de perfeitamente instalado o sistema, a empresa deve contatar a concessionária de energia local, que irá realizar uma vistoriar no sistema instalado (mais um motivo para que tenha certeza que a empresa contratada é séria e de ótima qualidade técnica) e verificar se está de acordo com as exigências estabelecidas. O prazo para aprovação final pela concessionária é de até 7 dias;
9º) Estando tudo okay, a concessionária irá trocar o antigo medidor de energia e instalar um novo que contabiliza a energia injetada na rede, e a energia consumida;
10º) O último passo é o cliente estar satisfeito, gerando sua própria energia e receber sua primeira conta, pagando apenas a taxa mínima e nunca mais se preocupar com aumentos na sua conta de luz.
Mesmo depois de instalado a ENGE-PRO Solar monitora online todas as instalações feitas, e caso tenha alguma perda de geração nós entramos em contato em minutos para resolver qualquer problema o mais rápido possível.
A ENGE-PRO Solar possui uma equipe com mais de 38 anos de experiência no setor energético. A prioridade da empresa é a transparência com seus clientes, passando confiança, tranquilidade e satisfação em seus trabalhos realizados.
(Matéria enviada por Rafael Lemos, Engenheiro, Sócio Diretor da ENGE-PRO Solar. A empresa atende a região Sudeste do país.)
Contato: enge-pro@enge-pro.com
Telefones: São Paulo – (17) 99151-4439
Minas Gerais – (32) 98867-0015
Rio de Janeiro – (22) 98844-8077
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários