Estrada de energia sustentável

17/06/2014 por Wendy Andrade

A questão do aquecimento global preocupa o mundo todo, diferentes países se manifestam preocupados com as consequências do aquecimento para o planeta. Mas o casal norte-americano Julie e Scott Brusaw foi além da preocupação e tiveram a iniciativa de pensar numa solução para amenizar o problema: criaram placas solares para ser usada em estradas.

A ideia do casal de engenheiros é fazer uma pavimentação modular nas estradas, a troca do asfalto pela tecnologia reduz o uso do poluente petróleo e faz das estradas uma fonte incessante de energia.

O projeto consiste em painéis solares hexagonais que coletam energia solar. Mais duráveis que o asfalto – tendente a criar buraco – são equipados com saída de águas pluviais e a sua modulação por ser de fácil manutenção, reduz o tempo de obras e gastos. Cada hexágono é equipado com LEDs, essa iluminação é usada na sinalização das estradas, aumentando a visibilidade e a segurança do motorista. Em países frios, podem até ser usadas para derreter a neve.

Estrada de energia sustentável

Estrada de energia sustentável

Estrada de energia sustentável

Ciclovias e painéis solares no Brasil

Com o excesso de carros nas estradas, o uso da bicicleta vem ganhando força no Brasil. A criação de ciclovia de painéis solares seria uma soma do saudável com o sustentável. A energia produzida pelos painéis pode ser convertida em eletricidade para casas e carros, e o exercício de pedalar estimula uma população menos estressada e mais imune.

Estrada de energia sustentável

Reconhecimento

Além de ter ganhado mais de dois milhões no projeto Indiegogo de financiamento coletivo, a Solar Roadways recebeu um contrato para testes com a Administração Rodoviária Federal dos EUA. A empresa criada pelo casal pretende contratar mais especialistas para aperfeiçoar ainda mais o projeto.

A nossa torcida é que iniciativas como essa sejam constantes e que chegue o quanto antes ao país canarinho.

Veja o vídeo explicativo:

Fotos: Reprodução / Site Estado de Minas

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *