Sustentabilidade e inovação na nova sede da Unilever em SP
Sustentabilidade e inovação são destaque na nova sede da Unilever Brasil que está pronta para receber um dos mais respeitados certificados sustentáveis do mundo.
O Projeto desenvolvido pelo escritório Athié Wohnrath, considerou os critérios da certificação LEED -CI (Leadership in Energy and Environmental Design – Commercial Interiors) e está focado em eficiência energética, gestão de resíduos e emissão de CO2.
A Unilever Brasil apresenta a sua nova sede localizada no bairro Brooklin Paulista, zona sul de São Paulo. Com nove andares – distribuídos em 13 mil m² – e capacidade para acomodar até 1.500 pessoas.
O projeto reforça o compromisso da companhia em atender às necessidades dos consumidores brasileiros, além de estar alinhada com os três pilares que norteiam a empresa – diversidade, sustentabilidade e inovação.
Sustentabilidade
A fim de atender aos mais rígidos padrões de sustentabilidade, o projeto foi desenvolvido conforme os critérios da certificação LEED Gold, uma das mais respeitadas do setor de construções sustentáveis do mundo. A certificação já está em fase de análise e o processo dura em torno de quatro meses.
Para conseguir esta certificação, a nova sede é dotada com os mais diversos recursos sustentáveis e que são obrigatórios para a obtenção da certificação: eficiência energética e gestão responsável da água e de resíduos.
Eficiência energética
Há diversas iniciativas como sistema de desligamento automático de ar-condicionado; instalação de equipamentos de alto rendimento que consomem menos energia; redução de até 30% no consumo em função de iluminação com tecnologia LED e controlada por sensores de presença e de luminosidade para redução da potência, aproveitando a iluminação natural.
Por fim, há ainda a instalação de sensores de CO2 com objetivo de proporcionar melhor qualidade do ar nas áreas com grande volume de pessoas.
Gestão responsável da água
Inclui, por exemplo, a instalação de dispositivos reguladores nas válvulas e torneiras – gerando redução de 35% no consumo.
Gestão de resíduos
As lixeiras individuais foram eliminadas e foi implementado um sistema de coleta seletiva, com lixeiras para recicláveis em todos os andares, garantindo que o descarte está sendo feito de maneira correta de acordo com a política de Aterro Zero.
Para promover a mudança de hábito, todos os funcionários ganharam um squeeze para consumo de água, uma maneira de evitar o uso de copos descartáveis.
Materiais
O mobiliário também seguiu critérios sustentáveis. A Unilever priorizou o uso de materiais oriundos de madeira de reflorestamento, com selo FSC de procedência.
Eles estão presentes em bancos e mesas, armários das áreas de café, nas áreas de pérgola, estantes de produtos, balcão e recepção, por exemplo. Também houve o reaproveitamento de parte do mobiliário existente na sede antiga, tais como poltronas, cadeiras e sofás.
Para melhorar a ergonomia e permitir inclusão, parte do mobiliário é ajustável na altura.
“O projeto de arquitetura considerou estratégias de flexibilidade na composição dos layouts e na seleção de materiais como forros modulares, piso elevado, carpetes em placas. Esta estratégia reduz a utilização de materiais novos em situações de futuras modificações nos espaços da nova sede”, afirma Antonio Calcagnotto, head de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever Brasil.
“Todas essas medidas mostram o compromisso da Unilever com a sustentabilidade. E uma dessas recompensas é a conquista do nível Gold da certificação LEED, já em fase de análise”, complementa o executivo.
A questão da sustentabilidade foi ponto primordial até mesmo para a escolha da nova sede: o edifício WTorre Morumbi tem certificação LEED Silver. Para obtê-la, são levados em conta quesitos como localização próxima a serviços básicos e transporte público, utilização de vidros de alto desempenho nas fachadas, sistema de iluminação de baixo consumo, entre outros.
Inovação
A inovação também está presente na nova sede. Isso se traduz na forma de um ambiente 100% cable free e com espaços pensados para promover novas formas de trabalho e o pensamento criativo.
Um dos destaques neste quesito é a Garagem de Inovação, feita para acelerar a agenda de transformação e que disponibilizará tecnologias como impressoras 3D, óculos virtuais para que todos os funcionários possam utilizar.
Todos podem usufruir de outros hardwares que auxiliam na produtividade, como telas interativas, plataforma de agendamento de salas de reunião por meio de uma mini tela instalada na entrada de cada ambiente, entre outros.
Os funcionários com filhos pequenos, podem deixar as crianças no berçário, no total, a empresa pode cuidar de até 40 crianças ao mesmo tempo.
Ficha técnica:
Edifício: WTorre Morumbi
Endereço: Av. das Nações Unidas, 14.261 – Brooklin Paulista, São Paulo, SP. CEP 04533-085
Metragem: 13.246 m²
Capacidade: 1500 pessoas | 1.115 postos de trabalhos individuais
Andares: 9 andares
Funcionários da Unilever Brasil que se envolveram no projeto: 50
Desenvolvimento do projeto e implementação: 10 meses desde a escolha do prédio; 8 meses entre o projeto arquitetônico e a execução da obra
Escritório de arquitetura: Athié Wohnrath (assina projeto e implementação)
Escritório de construção: Cushman & Wakefield
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários