Protótipo de autoconstrução sustentável no Ceará segue os princípios das “Earthships”

23/08/2018 por Redação SustentArqui

A casa Pas é um protótipo de autoconstrução sustentável que está sendo desenvolvido em Aquiraz, no Ceará e pretende levar ao extremo a ideia de sustentabilidade e autonomia.

O protótipo é o resultado de uma extensa pesquisa do arquiteto Bernardo Andrade, que se baseou nos princípios adotados pelo arquiteto americano Michael Reynolds, o criador das “Earthships”, que são casas autônomas de sistemas centralizados. Bernardo estagiou na empresa de Reynolds, e está adaptando esses princípios para a realidade de um estado do Nordeste do Brasil, o Ceará.

Trata-se de uma residência compacta que pode abstecer de uma a duas pessoas com água da chuva (que será reutilizada 4 vezes), usar energia solar e eólica; produzir parte de seus alimentos e tratar seu esgoto.

Essa casa está sendo construída com materiais reutilizados e reciclados (como pneus, garrafas de vidro, latinhas e retalhos de tecidos) e naturais (como adobe e madeira).

CASA PAS - Protótipo de autoconstrução sustentável popular no Ceará

Estão sendo utilizadas diversas estratégias de arquitetura bioclimática, que aproveitam os fenômenos naturais de forma passiva para melhorar o conforto térmico, a iluminação natural e o desempenho geral da edificação.


Para otimizar o conforto térmico, grande parte das fachadas e todas as principais aberturas estão sombreadas com um beiral generoso. Nas fachadas de maior insolação foram usadas paredes de pneus com grande massa térmica que regulam a temperatura interna.

Foram usados também materiais de fácil construção, de fácil acesso local, naturais, reutilizados e reciclados o máximo de resíduos possível. Todas as técnicas e materiais adotados nesse protótipo de autoconstrução sustentável abordam um ou mais desses aspectos.

Tijolos de solo cimento, que não levam queima e geram menor desperdício; eucalipto, proveniente de reflorestamento; tijolos de adobe, com terra crua retirada na região e confeccionados no local; telhas de tetrapak reciclada, reciclando o plástico e o alumínio de embalagens; paredes de garrafas e de pneus também fazem parte da escolha de materiais sustentáveis da casa.

Na construção das paredes foram usadas garrafas de vidro confeccionando blocos com os fundos das mesmas e empilhando com massa de cimento ou terra, dependendo da necessidade.

CASA PAS - Protótipo de autoconstrução sustentável popular no Ceará
Foto reprodução Facebook Autoconstrução

Já nas paredes de pneus, foi compactada terra nos pneus, diretamente no solo, sem fundação, e empilhadas com papelão para evitar a saída da terra, criando as paredes estruturais de pneus que podem ser revestidas com argamassa ou massa de terra.

Além disso, tem sido usada a tinta feita de terra, além de construída uma cisterna de ferro-cimento e uma bacia de evapotranspiração.

CASA PAS - Protótipo de autoconstrução sustentável popular no Ceará

Para a construção do protótipo de autoconstrução sustentável e para divulgar as técnicas e materiais, têm sido realizados mutirões e workshops com profissionais, professores e estudantes dos cursos de arquitetura, engenharia civil e ambiental de várias universidades do Ceará, em especial da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Na UNIFOR foi criado um grupo de pesquisa para realizar alguns testes relacionados às técnicas e materiais que estão sendo utilizados.


Após ser concluída, a casa será ocupada por uma família que se comprometerá a receber os visitantes para apresentar as técnicas e materiais utilizados durante o período de dois anos.

Como as técnicas utilizadas são de fácil aplicação, os materiais encontrados na natureza ou de baixo custo, esse tipo de residência pode ser construído em comunidades populares, com a orientação de um profissional qualificado.

CASA PAS - Protótipo de autoconstrução sustentável popular no Ceará

COMPARTILHE

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *