Acessibilidade e inclusão social em centro comunitário
O Enabling Village é um centro comunitário, dedicado especialmente a acessibilidade e inclusão social. Um espaço único, localizado em Redhill – Cingapura. Possui design universal para que as pessoas com ou sem deficiência possam usufruir do local.
WOHA o escritório responsável pelo projeto, elaborou um planejamento aproveitando a construção do Bukit Merah Vocational Institute, um antigo colégio construído nos anos 1970.
O projeto paisagístico ficou a cargo de Salad Dressing, que utilizou jardins aquáticos e plantas nativas em todo o espaço, com a finalidade de aproximar os usuários da natureza, criando um ambiente mais acolhedor.
A estrutura original e o layout básico do antigo colégio foram mantidos e integrados a uma série de recursos de acessibilidade, lançando um parque sustentável e acessível, valorizando o bairro e a inclusão dos usuários.
Em todo o espaço foi utilizado inúmeros materiais upcycled, como containers marítimos, utilizados como gazebos e estrutura para café; tambores de óleo reciclado, utilizados como vasos para plantas; e também tubos de concreto pré-moldado, instalados como bancos e recanto de leitura.
O centro comunitário possui uma área com 30.000 metros quadrados, localizado perto da estação Redhill MRT. O local oferece seis espaços principais que são nomeados e refletem a suas funções para usos como: Nest, Playground, Village Green, Hive, Hub e Academy.
Gráficos coloridos são utilizados nas paredes para identificar cada edifício, que são interligados por pontes, rampas e elevadores. Várias instituições locais estão instaladas para dar o apoio aos usuários.
Há também um anfiteatro ao ar livre, com espaço para cadeiras de rodas, acesso ao terraço, e um ambiente perfeito para eventos ao ar livre, tais como concertos e exibições de filmes.
Graças à sua impressionante variedade de recursos all-inclusive, o Enabling Village foi premiado a nível platina pelo BCA Universal Design Mark Award em maio do ano passado.
Detalhes do Projeto quanto a acessibilidade e inclusão social:
– Conjunto de treinamento e iniciativas de emprego, que ajuda no potencial das pessoas com deficiência;
– Edifícios que oferecem supermercado, academia, café, restaurante, galeria de arte;
– Anfiteatro funcional e utilizável por todos;
– Áreas circundantes, conectadas por caminhos acessíveis;
– Diversas facilidades como altura ajustáveis, para servir pessoas de diferentes capacidades;
– Mapas em Braille e sistemas auditivos para pessoas com deficiências sensoriais.
Imagens: Patrick Bingham-Hall e Edward Hendricks
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários