Poste sustentável é criação vencedora de prêmio
Um poste sustentável e econômico feito com lâmpada de LED e garrafas pet foi o objeto que concedeu um prêmio internacional à comunidade Um Litro de Luz, em parceria com uma empresa júnior da Universidade de Brasília, a ENETEC.
O prêmio Saint Andrews Prize For Environment, que ocorreu na Escócia, pagou aos criadores do poste sustentável a quantia equivalente a 360 mil reais. Com o montante, é possível montar mais de mil estruturas de energia solar e atender mais de 40 comunidades, o que faz parte do intuito principal dos vencedores – ajudar pessoas. Segundo os líderes do Um Litro de Luz, o dinheiro será utilizado para iluminar comunidades ribeirinhas na Amazônia.
Quarenta postes com a tecnologia foram instalados em abril de 2015 na comunidade Vila Beira Mar, no Rio de Janeiro. A invenção provém de uma inspiração de uma lâmpada desenvolvida por Alfredo Moser em 2002, cuja tecnologia consiste na lâmpada imersa dentro de uma garrafa pet em uma solução de água e alvejante, a qual gera a refração da luz.
Os idealizadores do poste sustentável, por sua vez, o fizeram com a energia vinda de uma bateria de moto, carregada por uma placa solar. O objeto contém também um sensor que mantém a lâmpada acesa automaticamente à noite com a mesma intensidade de uma lâmpada convencional de 60 watts.
O custo de cada poste desenvolvido é de 260 reais, à medida que um poste tradicional custa, em média, três mil reais.
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários