Micro apartamentos pré-fabricados em Nova Iorque
Para combater o inflacionado mercado imobiliário e a procura por apartamentos pequenos, surgiu o primeiro edifício de micro apartamentos de Manhattan, composto de construção modular de pré-fabricados.
A lei de zoneamento da cidade de Nova Iorque não acompanhou o grande crescimento da cidade, e permitia a construção de apartamentos no centro, com no mínimo 37m².
Em 2012 o prefeito da época Michael Bloomberg, ajustou o código de construção, onde permite o adensamento da área e libera construções menores no centro de Nova Iorque, o que se aplicou ao experimento dos micro apartamentos o “My Micro NY”.
Uma competição foi aberta para apresentação de melhores propostas, para aplicar o novo plano do governo.
Divulgado em janeiro de 2013, o escritório nova iorquino nArchitects, foi escolhido entre vários concorrentes a aplicar as novas mudanças, financiado pelo Departamento de Habitação, Desenvolvimento e Preservação da Cidade.
A obra teve início em março de 2015 e será entregue em dezembro deste ano.
As 55 unidades, distribuídas em 9 andares, variam entre 23 até 35m². Os micro apartamentos pré-fabricados são destaque na parte de iluminação e ventilação do ar, com o pé-direito variando de 2,7 a 3 metros, até as pequenas varandas foram utilizadas guarda corpos de vidro para a entrada da luz natural.
Os ambientes compartilhados do edifício incluem: academia de ginástica, sala de convívio, terraço comunitário, bicicletário, armários separados para cada unidade e jardim ao ar livre.
Os módulos em forma de containers são fabricados em uma indústria no Brooklyn, e chegam a Manhattan prontos para serem erguidos por um guindaste e encaixados no terreno.
O preço atual do aluguel mensal de um apartamento com um quarto em Manhattan é de U$ 3.400. No My Micro NY o preço poderá variar entre U$950 a $1.500.
Ao incorporar projetos de unidades como o My Micro NY com a construção modular, os apartamentos no centro de Nova Iorque poderão ser mais acessíveis e alcançar pessoas de baixa e média renda.
A sustentabilidade nos pré-fabricados, está na redução na perda de materiais, pois os resíduos utilizados na construção permanecem na indústria, evitando sua exposição ao meio ambiente.
Fabricados de forma padronizada tornam a construção mais rápida e segura, além de diminuir o cronograma do projeto e ter baixo custo na mão de obra e manutenção.
Imagens: nArchitects
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários