O maior telhado verde do mundo no coração do Vale do Silício
O maior telhado verde do mundo, será instalado em um espaço de 12 hectares e fará parte da renovação do Hills at Vallco, centro comercial localizado em Cupertino, na Califórnia, que deve receber a certificação LEED Platium.
O projeto ambicioso é dos Arquitetos Rafael Viñoly e Olin Landscape Architects, que pretendem transformar um antigo centro comercial em um espaço sustentável de uso misto para viver, trabalhar, comer, brincar, aprender, e divertir. A renovação do shopping pertencente à Sand Hill Property Company deve custar 3 milhões de dólares.
O empreendimento vai ocupar 15 quarteirões com 190.000 metros quadrados de comércio, 610.000 metros quadrados de espaço de escritório e 800 residências. Sendo que 680 casas serão vendidas a preços de mercado, 80 a preços mais populares e 40 serão destinados aos idosos.
Localizado no coração do Vale do Silício, bem perto da sede da Apple será, sem dúvida, um feito de engenharia sem precedentes.
Relacionado: Conheça o projeto sustentável da sede da Apple.
O maior telhado verde do mundo irá ajudar o empreendimento a obter a certificação LEED Platinum, pelo uso de plantas nativas, tolerante à seca; pela redução da demanda de energia do edifício, propiciando ventilação natural e isolamento termo-acústico; além de melhorar a qualidade do ar e neutralizar o efeito de ilha de calor. Também será capturada a água da chuva para ser utilizada na irrigação do parque.
O parque comunitário elevado terá 6.100 metros de trilhas para caminhadas e corridas ao longo de colinas, pomares, vinhas, prados, hortas orgânicas, áreas de recreação infantil e um santuário para a fauna e flora nativas.
The Hills at Vallco é o resultado de um processo de engajamento longo da comunidade para atender as necessidades e preocupações dos moradores.
O empreendedor contribuirá com o financiamento para os distritos escolares locais. Se o projeto for aprovado pela Câmara Municipal, irá investir em mais de US $ 20 milhões para construir uma nova escola primária para 700 alunos.
No nível da rua, o novo bairro de uso misto, contará com ruas tranquilas e totalmente adaptadas ao uso de bicicletas, o estacionamento será “escondido” no subterrâneo.
O centro contará com várias opções de entretenimento, como cinemas, teatros, boliche e um clube. A praça principal poderá ser usada para feiras de produtores locais e cinema ao ar livre.
Fonte: Inhabitat
Imagens via The Hills at Vallco
Posts relacionados
Posts mais vistos
Comentários